Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Parabólica

AMR22: a aposta da Aston Martin para sonhar alto na F1

Equipe inglesa apresenta seu novo carro com objetivo claro: ser mais competitiva. Vettel e Stroll continuam como pilotos titulares

10 fev 2022 - 11h18
(atualizado às 11h25)
Compartilhar
Exibir comentários
O AMR22 tem um tom de verde mais claro que o carro do ano anterior
O AMR22 tem um tom de verde mais claro que o carro do ano anterior
Foto: Aston Martin / Twitter

2022 trouxe o novo regulamento técnico da Fórmula 1 e, com ele, uma nova esperança para as equipes do pelotão intermediário encurtarem a distância para os ponteiros. E a Aston Martin é uma das que aposta mais alto nesse salto de competitividade. A equipe não esconde de ninguém que ambiciona brigar por títulos dentro de poucos anos. E o primeiro passo desse sonho acaba de ser apresentado: o AMR22, o carro do time para a temporada 2022 da F1.

Ao contrário de Haas e Red Bull, que já fizeram suas apresentações e optaram por mostrar apenas as pinturas de 2022 sobre variações do conceito apresentado pela FIA em 2021 - no caso da Haas, apenas virtualmente -, a Aston Martin trouxe o carro pronto de fato. Em comum com a Red Bull, o fato de o lançamento ser realizado em um evento com transmissão ao vivo pelas redes sociais da equipe, com a presença da dupla de pilotos e o corpo diretivo do time. O carro foi mostrado ao lado dos últimos lançamentos da Aston Martin para as ruas.

A perspectiva 3/4 do AMR22
A perspectiva 3/4 do AMR22
Foto:

À primeira vista, o que chama a atenção a mudança no tom de verde, que passa a ser mais claro. Essa já era uma mudança antecipada pela própria equipe, já que o verde escuro utilizado em 2021 acabava por ficar quase preto em alguns ângulos de televisão, descaracterizando o carro. Ainda é cedo para qualquer análise técnica mais aprofundada quando ao projeto. Mas chama a atenção algo que pode ser considerada a primeira inovação para 2022: o uso de pequenas aberturas por toda a lateral do carro, como guelras de peixes.

Outra grande novidade no visual da Aston Martin é o vistoso patrocínio máster da petrolífera Aramco estampado na tampa do motor. O acordo, que já havia sido antecipado na semana passada, abrange ainda o nome da equipe. O time passa a ter dois “naming rights” em sua carteira de identidade, já que a Cognizant segue a bordo. Vale respirar fundo antes de começar a falar o nome completo da equipe: Aston Martin Aramco Cognizant Formula One Team. 

O AMR22 foi apresentado pela Aston Martin
O AMR22 foi apresentado pela Aston Martin
Foto: Aston Martin / Twitter

A dupla de pilotos permanece a mesma do ano passado, em uma mistura de juventude e experiência. Lance Stroll, canadense de 23 anos, já vai para sua sexta temporada na F1, apesar da pouca idade. Já o lado da experiência segue representado por Sebastian Vettel, alemão de 34 anos, tetracampeão do mundo.

Metas ambiciosas 

Depois de mais de seis décadas longe da F1, a marca voltou à categoria em 2021. O retorno se deveu ao investidor canadense Lawrence Stroll. Ele havia comprado a então Force India em 2018 (posteriormente Racing Point) e, em paralelo, se tornou um dos maiores acionistas da fabricante inglesa de esportivos. Com controle sobre a marca de carros e em posse de uma equipe de F1, unir as duas coisas foi um caminho quase natural. 

A cor foi clareada para tentar ficar mais nítida na tela
A cor foi clareada para tentar ficar mais nítida na tela
Foto:

A volta da Aston Martin à F1 foi uma das grandes atrações daquele ano. As expectativas eram altas: depois de ótimo ano da Racing Point, a time incorporava o nome da tradicional fabricante britânica e trazia para seu front ninguém menos que o tetracampeão Sebastian Vettel. Mas a expectativa não se converteu em resultados, e o time encerrou a temporada em um modesto 7º lugar entre os construtores.

Agora, com regulamento novo, uma nova chance de buscar o sonho. Stroll está investindo uma fortuna em uma nova fábrica, e o time passará a contar com o aporte milionário da Aramco, uma das maiores empresas do mundo. O empresário usou a apresentação para reforçar a meta do time: brigar pelo título da Fórmula 1 em até cinco anos. Com tanto dinheiro à mesa, o sonho é alto, e o sucesso do AMR22 é passo fundamental nessa trajetória rumo ao topo.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade