Análise Técnica F1 2022: Alpha Tauri AT03
A equipe fashionista tenta ser mais independente da nave-mãe, mas ainda se aproveita muito da Red Bull
A Alpha Tauri apresentou nesta segunda, dia 14, o seu terceiro carro sob esta designação. A Red Bull segue dando as cartas e promovendo a sua marca de roupas. Oficialmente, o objetivo é ter mais independência da “nave-mãe”, mas....
O chefe de equipe Franz Tost, não de hoje, tenta mostrar que, embora seja uma equipe de preparação para a Red Bull, quer sim criar filosofia e identidades próprios. Não à toa, a fábrica em Faenza (antiga base da Minardi na Itália) vem recebendo investimentos para que possa se fazer mais. Mas, por outro lado, por conta da otimização de recursos, a Alpha Tauri passou a usar o túnel de vento da Red Bull (que permitiu usar o máximo tamanho permitido pelo regulamento para ensaios – 60%) e aprofundou o uso de itens desenvolvidos pela Red Bull Technologies para dividir com o RB18, dentro dos limites regulamentares (abordaremos este item em breve aqui).
O AT03 chama mais atenção pela sobriedade das cores. As linhas mais esguias em relação aos modelos anteriores ajudam a tornar mais agradável aos olhos. Os mais saudosistas lembrarão da Brabham da década de 80... Mas como vem sendo uma prática dos últimos anos, nem tudo é revelado este momento.
Uma análise mais detalhada mostrou que, aparentemente, a Alpha Tauri usou parcialmente elementos do carro modelo da F1. A asa se mostrou extremamente convencional, muito semelhante ao apresentado anteriormente. Outro aspecto que chama a atenção é que a equipe teria optado por usar a suspensão dianteira no estilo pushrod (braço saindo do alto do chassi).
O que soou mais diferente foram as laterais: os técnicos comandados por Jody Egginton optaram por uma entrada de ar bem estreita (o que vem sendo seguido até aqui, com exceção da Aston Martin. A Red Bull não entra na conta...), mas com uma estrutura bem modelada, bem escavada para justamente fazer mais um túnel para direcionar o ar para a traseira.
Outro ponto é a queda vista na parte traseira, bem escavada. E o braço da suspensão bem carenado, faz mais um direcionamento de ar para o trem traseiro, para forçar bem o uso do difusor traseiro, que também não foi mostrado. É uma aposta interessante para verificar.
A entrada de ar sobre o piloto também mostra uma modificação e o capô com uma protuberância buscando direcionar melhor para a traseira e dar mais ar para o Honda Turbo respirar. Mas o aerofólio aparentemente também apresenta o modelo do carro de apresentação da F1.
Mais um que entra para a galeria de apresentação da F1 2022. O objetivo do time é sim ir mais além. Para isso, conta com a boa forma de Pierre Gasly, totalmente recuperado da passagem pela Red Bull em 2019, e com o amadurecimento de Yuki Tsunoda, que se mostrou rápido, porém muito inconsistente.