Aston Martin renova com sua dupla de pilotos para a F1 2022
Sebastian Vettel e Lance Stroll permanecem na Aston Martin por pelo menos mais uma temporada. Equipe anuncia construção de nova fábrica
A Aston Martin confirmou hoje (16) a manutenção da dupla Sebastian Vettel e Lance Stroll para a temporada 2022 da Fórmula 1. A notícia já era esperada, visto que Vettel foi contratado para 2021 e seu contrato previa a opção de renovação por mais um ano. Stroll, por sua vez, já se mostrou um piloto rápido e tem apresentado desempenho satisfatório, além de ser filho do principal acionista da equipe.
O chefe da equipe, Otmar Szafnauer, fez questão de destacar as qualidades de sua dupla de pilotos. “Lance é um dos pilotos mais talentosos da Fórmula 1 moderna, e está adicionando um ótimo ritmo de corrida a esse talento bruto”, disse ao site da F1. Sobre Vettel, Szafnauer afirmou: “um tetracampeão, que correu em 271 Grandes Prêmios e venceu 53 deles, é um ativo enorme para nosso time. Ano que vem, esperamos que os dois corram bem em uma F1 que vai ser muito diferente da atual.”
Szafnauer se refere ao novo regulamento técnico da categoria, que entra em vigor a partir de 2022 e muda completamente o conceito dos carros. Vettel também se mostrou empolgado com as possibilidades da nova era que se iniciará: “estou ansioso para correr com a nova geração de carros da F1”, disse o alemão. “Eles são muito diferentes visualmente e o novo regulamento técnico deve nos dar a possibilidade de correr muito mais próximos uns dos outros do que fazemos hoje.”
“As mudanças são tão grandes que todas as equipes começarão do zero, então será uma ótima oportunidade para a Aston Martin. Acredito na força desse time em crescimento, por isso já estou ansioso por 2022”, concluiu Vettel.
Já Stroll, disse: “a próxima temporada será minha sexta na F1, e estou muito ansioso para continuar essa jornada com o Sebastian no ano que vem. Não atingimos nossos objetivos para esse ano, mas isso só aumentou nosso apetite e foco para o sucesso na próxima temporada”.
Lance Stroll estreou na F1 em 2017 pela Williams. Em 2019, se transferiu para a Racing Point, que mudou de nome e passou a se chamar Aston Martin em 2021. Em 92 corridas, chegou ao pódio 3 vezes. Atualmente, é o 13º no campeonato. Sebastian Vettel, por sua vez, é bem mais experiente: são 271 corridas, 53 vitórias, 38 pole positions e 4 títulos mundiais. Estreou em 2007 pela BMW e passou por Toro Rosso, Red Bull e Ferrari antes de se juntar à Aston Martin em 2021. Ocupa a 12ª posição na tabela do mundial de pilotos.
Nova fábrica aumenta expectativa
Outro anúncio importante feito pela Aston Martin essa semana é motivo de empolgação dentro do time: a construção de uma nova fábrica. Lawrence Stroll, principal acionista da empresa, vai investir entre 150 e 200 milhões de libras (entre 1,1 e 1,5 bilhão de reais) em uma nova instalação perto de Silverstone, na Inglaterra.
O espaço abrigará pesquisa e desenvolvimento, produção e áreas administrativas, além de um novo e moderno túnel de vento e um simulador de ponta. A expectativa é que a obra esteja em funcionamento a partir do início de 2023. A meta do time é conquistar o título mundial dentro e 3 a 5 anos, e uma nova fábrica é necessária para que a meta seja possível.
“As melhorias em comunicação, P&D e design eram uma necessidade. Não poderíamos continuar crescendo para o tamanho que eu quero crescer com as premissas existentes hoje. Simplesmente não é possível. Ponto final.”, afirmou Stroll.