Aston Martin revela Valkyrie para ganhar Le Mans sem correr
Projetado em parceria com a Red Bull, Aston Martin Valkyrie AMR Pro oferece desempenho ainda melhor do que hypercar das 24 Horas de Le Mans
Com planos de vencer a tradicional prova das 24 Horas de Le Mans, a Aston Martin apresentou nesta segunda (28) uma versão ainda mais radical do hiperesportivo Aston Martin Valkyrie. Batizada de AMR Pro, a versão traz modificações por dentro e por fora para oferecer um desempenho ainda melhor, sem seguir os regulamentos da competição de turismo. O Aston Martin Valkyrie AMR Pro terá produção limitada a 40 unidades, que serão entregues aos compradores a partir do quarto trimestre de 2021.
Projetado pela Aston Martin em parceria com o engenheiro Adrian Newey, a Red Bull Advanced Technologies (RBAT) e o parceiro de engenharia Multimatic, o Valkyrie nasceu originalmente com o propósito de vencer as 24 Horas de Le Mans. Já a versão AMR Pro vai além. Isso porque o modelo não segue as restrições de design e desempenho das regras de corrida, oferecendo um desempenho ainda melhor do que o Valkyrie convencional. Portanto, é um Aston Martin para ganhar em Le Mans sem correr lá.
Em relação ao conceito original, o Valkyrie AMR Pro ficou maior. Graças a um novo chassi exclusivo, o modelo conta com 38 cm extras no entre-eixos, além de 9,6 cm a mais de largura na dianteira e 11,5 cm na parte de trás. Graças ao novo pacote aerodinâmico, o comprimento também ficou 26,6 cm maior. De acordo com a Aston Martin, o Valkyrie AMR Pro alcança uma aceleração lateral de mais de 3G.
Apesar do ganho de dimensões, a Aston Martin também se preocupou com o peso do Valkyrie AMR Pro. Tanto a carroceria quanto os braços das suspensões são feitos de fibra de carbono, enquanto o para-brisas e os vidros laterais são de Perspex, uma fibra acrílica. Além disso, o modelo também perdeu o sistema híbrido que equipa o Valkyrie original, composto por uma bateria e um motor elétrico que oferecia 162 cv extras.
O motor é um Cosworth V12 de 6.5 litros aspirado, que gira até 11.000 rpm e oferece 1.014 cv de potência, atingindo uma velocidade máxima de 362 km/h. A Aston Martin ainda não revelou os detalhes de desempenho do Valkyrie AMR Pro, mas promete um desempenho de pista próximo de um carro de Fórmula 1. A montadora inglesa também adiantou que durante os testes o Valkyrie AMR Pro cravou um tempo de 3 minutos e 20 segundos no circuito de Le Sarthe em Le Mans, um número próximo ao de modelos da categoria LMP1.
Mais detalhes sobre o novo Aston Martin Valkyrie AMR Pro serão revelados até o fim do ano. Todos os carros terão volante à esquerda, com uma produção limitada a 40 unidades, além de mais dois protótipos, que serão utilizados em testes finais de desempenho e de configuração dinâmica pelos pilotos Sebastian Vettel e Lance Stroll, que correm pela equipe Aston Martin na Fórmula 1.