Audi revela novo RS3 LMS para as competições de turismo
Audi RS3 LMS aposta em modificações para continuar vencendo em campeonatos de turismo e endurance ao redor do mundo
Quase um ano depois de apresentar a segunda geração do Audi A3 Sedan, a marca alemã revelou as primeiras imagens do novo RS3 LMS. O modelo é uma versão esportiva voltada para competições de turismo, e segue os passos da primeira geração, que também era baseada no A3 de produção.
O RS3 LMS faz parte da categoria TCR (Touring Car Racing), que foi criada em 2015. Os carros de turismo TCR são derivados de modelos de produção em massa -- pelo menos 5.000 unidades produzidas por ano -- com comprimento mínimo de 4,20 metros, carroceria com quatro ou cinco portas, tração dianteira e motores entre 1,75 e dois litros de deslocamento com um único turbocompressor.
Os carros da categoria se destacam pelo baixo custo por unidade -- que é limitado a no máximo 136.500 euros (cerca de R$ 880.000). Para isso, componentes que utilizem titânio, magnésio e cerâmicas são proibidos, além dos modelos terem a homologação congelada por três anos sem poderem fazer modificações. Eles são utilizados em competições de endurance e turismo ao redor do mundo, como o WTCR (Mundial de corridas de turismo), que adotou as atuais especificações em 2018.
Lançado originalmente no fim de 2016, o RS3 LMS teve 180 unidades produzidas, mais do que qualquer outro carro de corrida da marca. De acordo com a Audi, nesse período o modelo conquistou 279 vitórias em 1.051 corridas realizadas ao redor do mundo. Além disso, o RS3 LMS figurou no pódio em 764 oportunidades. Ao todo, foram 16 títulos em campeonatos de pilotos e 38 sucessos em campeonatos em outras categorias, além de ter sido considerado o “Modelo TCR do Ano 2018”.
Assim como na primeira geração, o RS3 LMS também sofreu mudanças em relação ao A3 Sedan, modelo o qual utiliza como base. Para o modelo de competição, a Audi manteve as dimensões originais dos freios, que ganharam novos sistemas de refrigeração. Outra mudança foi a suspensão do carro, que foi totalmente retrabalhada. No interior, o modelo recebeu uma gaiola de proteção, além de comandos próximos ao motorista.
Outra preocupação foi a aerodinâmica do RS3 LMS. A versão de corrida ganhou entradas de ar maiores no para-choque dianteiro e saídas no capô. Nas laterais, o modelo recebeu saias e para-lamas alargados. Na parte de trás, o RS3 LMS ganhou um aerofólio nada discreto em cima da tampa do porta-malas. Outra mudança foi o para-choque traseiro, que passou a contar com saídas de ar e o escapamento único em posição central.
O motor é o conhecido 2.0 turbo de quatro cilindros EA888, que manteve bloco, virabrequim, coletor de admissão e injeção de combustível idênticos aos modelos de rua. Passando apenas pelas preparações permitidas na categoria, o motor do RS3 LMS passou a entregar 344 cv e 420 Nm de torque, utilizando uma transmissão sequencial Hewland de seis marchas.
Revelado ainda com uma pintura bastante chamativa, a Audi anunciou que o novo Audi RS3 LMS participará de uma temporada de testes, e estará disponível até o fim do ano.