Barcelona dia 3 – Mercedes na frente
No último dia no circuito catalão, a dupla da Mercedes fica na frente, com a Pirelli testando pneus de chuva na parte da tarde.
A F1 encerrou nesta sexta-feira a sua primeira sequência de testes de pré-temporada. Após muitas expectativas e voltas, as equipes finalmente puderam ver o esforço de um trabalho intenso nas fábricas em ação. Muitas coisas foram vistas, embora também haja o esforço de esconder o real alcance...
Nesta sexta, o principal do trabalho foi feito na parte da manhã. À tarde, a Pirelli programou para molhar a pista e andar com os pneus para chuva. Talvez até pelo fato de ser o último dia e os equipamentos trazidos fossem reduzidos, tivemos uma série de bandeiras vermelhas. E quem inaugurou a sequência foi Fernando Alonso, que teve um problema de motor logo em sua primeira sequência de voltas. Com isso, a Aline optou por encerrar suas atividades mais cedo.
O mesmo aconteceu com a Haas, que apareceu hoje com uma carroceria inteiramente branca e sem qualquer citação à Uralkali (você pode ver mais detalhes aqui), e a Aston Martin. Ambas não conseguiram consertar seus carros a tempo da sessão da tarde e concluíram seus programas.
Enquanto isso, a Mercedes se preocupou em dar mais rodagem e adotou uma postura de usar os pneus mais macios da gama da Pirelli. Resultado: Hamilton e Russell marcaram os melhores tempos do dia e de todas as sessões combinadas. Não muito longe, ficaram as Red Bull de Perez e Verstappen. Vettel conseguiu um ótimo 5º lugar, ajudado pelos compostos macios.
As Ferrari se preocuparam em dar rodagem e, principalmente, lidar com a “quicada” dos carros. Leclerc e Sainz andaram com pneus médios e ficaram um pouco mais para trás. Quem deu um pouco de alento hoje ao seu público foi a Williams, com Albon em 8º e Latifi em 9º.
Após andar na frente nos dois primeiros dias, a McLaren ficou mais atrás, se preocupando também em testar modos de lidar com o “quique” dos carros. Ricciardo andou mais hoje do que Norris e a equipe termina os testes satisfeita.
No fim da tabela, aqueles que tiveram mais problemas: Alonso teve problemas logo cedo, dando 13 voltas. Mazepin deu 9 voltas e a Alfa Romeo deu pouquíssimas voltas: Zhou conseguiu ainda dar 41 voltas, mas o carro teve problemas e Bottas só conseguiu andar à tarde, com a pista molhada.
A tarde, com a pista molhada, serviu para testar os pneus de chuva intermediária e pesada. Além de prestar atenção nos diversos fluxos de ar gerados pelas paredes de água. Para quem gosta deste aspecto técnico, é um prato cheio. Uma coisa que deu pra notar: o spray de água chega muito mais alto do que antes, o que mostra que a turbulência aparentemente é menos problemática do que antes.
Agora, as equipes voltam para suas bases e se preparam para decifrar todos os dados obtidos para afinar os carros para a segunda sequência de testes no Bahrein, entre os dias 10 a 12 de março. E este pacote é o que será usado para a primeira etapa no mesmo circuito em 20 de março.
Eis o quadro dos tempos de hoje:
Agora, o quadro completo das melhores voltas combinadas:
Um dado interessante aqui: os quadros com as voltas e quilometragem das equipes. Lembrando que o GP da Espanha tem 66 voltas e cerca de 308 km de distância total. Carlos Sainz Jr foi o piloto que mais andou e o número de voltas equivaleu a quase 4 vezes a distância da corrida...