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Bottas precisa deixar de ser bonzinho para superar Hamilton

Em seu 5º ano como piloto da Mercedes na F1, Valtteri Bottas precisa ir para o tudo ou nada contra Lewis Hamilton se quiser ser campeão

1 mar 2021 - 10h00
(atualizado às 10h00)
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Valtteri Bottas e as férias geladas com temperatura a -22°C.
Valtteri Bottas e as férias geladas com temperatura a -22°C.
Foto: Twitter / Reprodução

Valtteri Bottas chamou minha atenção no Instagram. Para registrar as férias do finlandês, o Instagram se desdobrou em dois: o oficial, com mais de 1,9 milhões de seguidores e postagens do dia a dia, e outro com o nome de Valtteri Bottas Experience, que nos dá boas-vindas para conhecer o mundo, um tanto gelado, é verdade, do finlandês.

Além de se exercitar no frio, pela terceira vez seguida o piloto da Mercedes participou do Rali do Ártico, em prova disputada nos dias 16 e 17 de janeiro nas estradas cobertas de neve na região da Lapônia, na Finlândia, terminando em sexto lugar. Em entrevista ao site da Pirelli, disse que sente que ir para um rali traz algo a mais em termos de habilidades para pilotar e que é importante manter também a habilidade de controlar o carro durante as férias da Fórmula 1. Certamente, quem dirige em estradas de gelo deve estar apto a dirigir em qualquer lugar.

Valtteri Bottas, piloto da equipe Mercedes: sonho de ser campeão.
Valtteri Bottas, piloto da equipe Mercedes: sonho de ser campeão.
Foto: Twitter / Reprodução

Dias atrás, Bottas publicou um vídeo nas redes sociais se reapresentando na sede da Mercedes. Dizia que era bom estar de volta com a equipe e se preparar para mais uma temporada. Nada como algum tempo de férias para nos sentirmos revigorados. Mas, será que essa “pausa” da Fórmula 1 vai fazer a diferença em 2021?

Não é novidade para ninguém que faz parte dos planos de Valtteri ser campeão mundial. Por isso, precisa se superar a cada ano. E a cada novo ano as oportunidades de seguir na mesma equipe vão diminuindo se não mostrar resultados consistentes. Não é apenas contribuir como o piloto que ajuda a Mercedes a conquistar o campeonato de construtores, mas procurar fazer algo que realmente o diferencie do que fez nas últimas quatro temporadas, quando foi vencido pelo companheiro de equipe.

Para conseguir superar o companheiro de equipe, Bottas teria que deixar o modo “bonzinho” de lado e mudar o clima amistoso dentro da equipe, se comportando como Nico Rosberg quando foi companheiro de Hamilton e promover atritos que o incomodavam. Só que causar problemas não é algo que se espera do comportamento do finlandês, afinal não demonstra ter um perfil de bad boy, ainda mais porque o contrato se encerra no final deste ano e há um piloto como George Russell no radar da equipe pronto para mostrar serviço.

Nona vitória na carreira de Valtteri Bottas no GP da Rússia, em Sochi (2020).
Nona vitória na carreira de Valtteri Bottas no GP da Rússia, em Sochi (2020).
Foto: Twitter / Reprodução

Mesmo assim, não é tarde para Bottas virar a chave e incomodar o inglês, tornando a disputa mais equilibrada. Talvez possa ser mais consistente e ter um pouco mais de ritmo, principalmente durante os treinos de classificação para não deixar Hamilton sempre mais perto da pole position. A quinta temporada deve trazer ao finlandês mais trabalho e, consequentemente, alguma atitude de tudo-ou-nada dentro das pistas buscando melhorar o que não deu certo em 2020, se quiser surpreender.

Quem sabe as férias de inverno correndo no Rali na Lapônia ou vendo a Aurora Boreal não tenham recuperado a energia que ele precisa para 2021 e mostrar que não é apenas um bom segundo piloto. Que pode se concentrar nos aspectos positivos de ser companheiro de Lewis Hamilton em busca do oitavo título e no que faz melhor a cada temporada – excetuando, é claro, a de 2018, quando não venceu nenhuma vez, enquanto Hamilton conquistou 11 vitórias. Mas, isso talvez pudesse ser bem mais um reflexo do inglês como piloto extraordinário que é do que os problemas de Bottas dentro do carro.

Na temporada passada, o piloto da Mercedes bateu Max Verstappen por nove pontos e conquistou o vice-campeonato, mesmo tendo ficado a 124 pontos de diferença de Hamilton. Foram duas vitórias (Áustria e Rússia), 11 pódios e cinco pole positions em comparação com as quatro vitórias, 15 pódios e cinco poles na temporada de 21 corridas em 2019.

Valtteri Bottas e Lewis Hamilton, companheiros de equipe.
Valtteri Bottas e Lewis Hamilton, companheiros de equipe.
Foto: Twitter / Reprodução

Enquanto seguimos contando os dias para rever os carros da Fórmula 1 acelerando nas pistas, conseguimos amenizar um pouco da saudade com os lançamentos das equipes de 2021. Os testes da pré-temporada serão no Bahrein, entre os dias 12 e 14 de março, nas duas semanas que antecedem a primeira corrida, também disputada no mesmo circuito de Sakhir.

Resta saber como carros e equipes irão se comportar, afinal mesmo que os carros tenham mantido o chassi da temporada passada, algumas mudanças no regulamento de 2021 mostram que eles não serão exatamente iguais. Por exemplo, a mudança na aerodinâmica dos carros com a redução do downforce, especialmente no assoalho, para que os pneus possam aguentar carros cada vez mais rápidos. 

Ou mesmo a McLaren, que é a única equipe que mudou de fornecedor de motores, de Renault para Mercedes, para esta temporada. Como estarão os campeões Fernando Alonso no retorno à categoria pela Alpine, e Sebastian Vettel, começando a temporada como piloto da Aston Martin. E quem sabe, Valtteri Bottas com o ímpeto de elaborar um plano infalível do Cebolinha para derrotar o companheiro de equipe e se tornar o quarto finlandês a conquistar um Campeonato Mundial na Fórmula 1.

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