Como foi o GP de Abu Dhabi, a corrida final da F1 em 2021
Decisão do campeonato teve vitória de Verstappen em corrida eletrizante, com direito a ultrapassagem sobre Hamilton na última volta
A temporada de 2021 da Fórmula 1 não poderia ter um final diferente. A briga entre Max Verstappen e Lewis Hamilton foi até a última volta da última corrida, com o holandês da Red Bull levando a melhor.
Hamilton largou melhor e dominou a maior parte da corrida. A Red Bull tentou segurar o inglês com Sergio Perez e ousou na estratégia para tentar alcançar Hamilton, mas o título parecia mesmo bem encaminhado para o veterano.
Mas a sorte, que traiu Verstappen em outros momentos da temporada, como no Azerbaijão e na Hungria, lhe foi generosa na batalha final. Um safety car trazido por uma batida de Nicholas Latifi colocou os postulantes ao título juntos novamente. A Red Bull colocou pneus novos, enquanto a Mercedes optou por deixar Hamilton com os gastos.
A relargada aconteceu apenas na última volta, e Verstappen fez bom uso dos pneus melhores, ultrapassando Hamilton antes mesmo dos pontos de ultrapassagem tradicionais. Depois, se defendeu até os metros finais para faturar a vitória e o título.
Confira abaixo a descrição completa do já histórico Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2021:
Hamilton contrariou as expectativas e, mesmo com pneus médios, saiu melhor que Verstappen e assumiu a ponta. Na curva 6, Verstappen jogou por dentro e tentou tomar a posição. Hamilton, para evitar o contato, desviou e cortou a chicane, se mantendo à frente. A Red Bull, como não poderia deixar de ser, pediu uma punição à Hamilton, mas a direção de prova optou por não abrir investigação.
Atrás da dupla, vinham Sergio Perez, Carlos Sainz, Lando Norris, Charles Leclerc, Yuki Tsunoda, Valtteri Bottas e Esteban Ocon e Daniel Ricciardo.
Hamilton apertou o ritmo e fez uma sequência de voltas mais rápidas. Com 10 voltas completadas, a distância entre os rivais era de 4s3. Perez vinha 3 segundos atrás do colega. O trio já tinha larga vantagem sobre o segundo pelotão, liberado por Sainz.
Verstappen reclamava de desgaste de seus pneus macios e ia perdendo contato com o rival que, por sua vez, ainda podia forçar o ritmo, já que seus compostos médios apresentavam boas condições. Nesse momento, antes da primeira parada, o cenário se mostrava favorável à Hamilton.
Na volta 14, Verstappen entrou nos boxes para colocar pneus duros. Ele voltou em 5º, atrás de Norris. Sem perder tempo, deixou o inglês para trás. Logo atrás deles, Leclerc e Tsunoda duelavam.
Hamilton marcou a estratégia de Verstappen e parou na volta seguinte, também colocando compostos duros. Perez ficou na pista, assumindo momentaneamente a liderança, cerca de 10 segundos à frente de Hamilton.
Perseguindo Sainz, Verstappen cometeu um pequeno erro e escapou da pista, sem maiores consequências. O espanhol da Ferrari conseguiu segurar Max por mais tempo do que o ideal para as pretensões do holandês na briga pelo título. Enquanto perdia tempo atrás de Sainz, Verstappen via Hamilton fazendo mais uma sequência de voltas mais rápidas. A distância entre os dois era de cerca e seis segundos quando Verstappen finalmente ganhou a 3ª posição.
Perez diminuiu seu próprio ritmo para deixar Hamilton chegar. A ideia era tentar segura-lo. Verstappen tinha 8 segundos atrás da dupla. E uma disputa linda entre os dois se iniciou. Ambos trocaram de posição várias vezes, com Perez segurando a posição com muita garra. Verstappen chegou em apenas uma volta.
Hamilton conseguiu passar depois de muita luta, e Perez deu espaço para Verstappen segui-lo. A distância entre os rivais era de pouco mais de um segundo. Trabalho de equipe espetacular de Sergio Perez. Hamilton reclamou de direção perigosa, enquanto Verstappen vibrou com o colega pelo rádio: “Checo é uma lenda!”
Mas, com pista livre, Hamilton voltou a apertar o ritmo. Ele fez mais uma volta mais rápida e abriu vantagem sobre Max. A tendência se manteve nas voltas seguintes.
Kimi Raikkonen teve um problema de freio na volta 27, passando reto na curva 6. Ele evitou a batida, mas voltou para a garagem e abandonou a última corrida de sua carreira. George Russell, que também vivia clima de despedida, já que fazia sua última corrida pela Williams, abandonou com uma quebra de câmbio na mesma volta.
Na volta 36, outro piloto em despedida da F1 abandonou. Antonio Giovinazzi sofreu uma quebra e encostou na área de escape da curva 9. Safety Car virtual acionado. Hamilton optou por ficar na pista. Verstappen, sem nada a perder, parou para colocar pneus duros novos. Perez fez o mesmo.
Bandeira verde na 38, com Hamilton 18 segundos à frente de Verstappen. Com pneus novos, Max começou a caçada, imprimindo uma sequência de voltas mais rápidas.
Norris vinha em 5º, tentando segurar Bottas, quando precisou parar para trocar os pneus em razão de um furo. A Mercedes alertou Hamilton para que evitasse atacar demais as zebras, temendo que o mesmo pudesse acontecer com seu piloto.
O campeonato parecia bem encaminhado para Hamilton. Parecia. Nicholas Latidfi se espatifou no muro na volta 54 de 58. Safety Car na pista. Mais uma vez, a Mercedes manteve Hamilton na pista. A Red Bull, mesmo já com pneus mais novos, parou novamente sua dupla para colocar pneus ainda melhores para uma eventual relargada. À Mercedes, cabia apenas torcer para que a relargada demorasse.
Enquanto era 3º, Perez precisou recolher à garagem com problemas no carro, ao mesmo tempo em que os retardatários que separavam Hamilton de Verstappen foram autorizados a passar o safety car.
Bem ao estilo da temporada inacreditável de 2021, a decisão ficou para a última volta. Na relargada, Verstappen passou Hamilton ainda na curva 5, antes da reta principal. Hamilton, apesar dos pneus antigos, tentou o contra-ataque nas curvas 6 e 9, mas Max conseguiu se defender e viu a bandeira quadriculada primeiro. Hamilton veio logo atrás, e Carlos Sainz, da Ferrari, completou o pódio.
Com o resultado, Verstappen venceu e faturou seu primeiro título mundial de Fórmula 1!