Confirmado: F1 realizará corrida no Catar ainda esse ano
Losail, no Catar, completa o calendário de 2021 da Fórmula 1. País firma acordo de 10 anos com a categoria para a partir de 2023
Desde o anúncio do cancelamento do Grande Prêmio da Austrália, novamente em razão da pandemia, o fim de semana de 19 a 21 de novembro estava vago no calendário da temporada de 2021 da Fórmula 1. Hoje, a categoria encerrou as especulações e anunciou: esse espaço vazio na agenda entre as provas no Brasil e na Arábia Saudita será preenchido pelo Catar.
O GP do Catar de 2021 será realizado no Circuito Internacional de Losail. Com 5.380 metros de extensão e 16 curvas, a pista foi inaugurada em 2004 e recebe a MotoGP desde então, incluindo duas etapas em 2021.
Além do acordo para preencher o calendário da temporada atual, a Fórmula 1 e a organização do GP da Catar assinaram um contrato com extensão de 10 anos, a começar a valer a partir de 2023. Segundo o comunicado divulgado, ainda não há uma definição sobre onde serão realizadas as provas de 2023 em diante, podendo ser no próprio circuito de Losail ou em novo local.
Stefano Domenicali, CEO da F1, comentou sobre a inclusão do país: “Estamos muito felizes em dar as boas-vindas ao Catar ao calendário da Fórmula 1 2021 e pelo acordo de longo prazo a partir de 2023. A Federação de Motores e Motociclismo do Catar e as autoridades do país foram incríveis e se mexeram com grande velocidade para assegurar que a corrida aconteça esse ano no circuito de Losail, famoso para muitos por sediar a MotoGP.”
Jean Todt, o presidente da FIA, também se manifestou: “Eu parabenizo a Fórmula 1, a Federação de Motores e Motociclismo do Catar e as autoridades do país, que trabalharam incansavelmente para, de maneira rápida e eficiente, fazer o primeiro GP do Catar acontecer nesses tempos tão desafiadores. O compromisso de longo prazo com a F1, assim como a organização da Copa do Mundo de 2022 e tantos outros eventos esportivos internacionais são exemplos da paixão do Catar pelo esporte.”
Com a confirmação, a F1 mantém o calendário cheio que havia planejado para 2021, com 22 etapas. A temporada será encerrada com três corridas no Oriente Médio: o próprio Catar (21/11), Arábia Saudita (05/12) e Abu Dhabi (12/12).