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Equipes F1 2021 – Ferrari: novamente rumo ao topo?

Os italianos apostaram na estabilidade e, pelo menos em 2021, deu resultado.

2 fev 2022 - 19h41
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A Ferrari teve uma bela recuperação em 2021. Seguirá em 2022?
A Ferrari teve uma bela recuperação em 2021. Seguirá em 2022?
Foto: Ferrari.com

Carro: Ferrari SF21

Motor: Ferrari Tipo 065/6

Diretor Técnico: Simone Resta / David Sanchez

Chefe de Equipe: Mattia Binotto

Pilotos: Charles Leclerc (MON) / Carlos Sainz Jr (ESP)

Posição no Campeonato: 3º (323,5 pontos)

Pode não ter sido a temporada dos sonhos. Porém, foi uma lufada de vento fresco, com certeza. 2020 havia sido um ano complicado para a Ferrari. Sem dúvida, entrou para a história do time como um dos mais complicados.

Porém, com isso tudo, o time não se desesperou. Muita gente pediu a cabeça de Mattia Binotto, mas, como disse John Elkann, Presidente do Conselho de Administração e que assumiu a Presidência temporariamente, a intenção era dar tempo para que as mudanças se consolidassem, acabando com a “filosofia de porta giratória”.

E a Ferrari veio para 2021 com a expectativa de fazer diferente. Por conta da continuidade do carro de 2020, talvez a Ferrari tenha sido a equipe que mais mexeu no carro dentro do permitido. Sob o comando de Simone Resta, retornado da Alfa Romeo, o time mexeu um pouco na frente (no limite para não ser considerado como um dos dois pacotes autorizados) e bastante na traseira, trazendo novos caixa de câmbio e suspensão. Além disso, trouxe uma versão revisada da Unidade de Potência.

Pode não ter servido para voltar às vitórias, mas serviu para voltar a lutar com dignidade. Não resolveu todos os problemas do carro de 2020. Mas o SF21 trouxe mais estabilidade, mais potência e – principalmente – uma melhor gestão de pneus. A Ferrari teve condições de ser uma concorrente habitual no Q3 e andou muito bem em circuitos mais lentos. Leclerc teria largado na pole em Mônaco e chegou a liderar por bastante tempo em Silverstone.

Ajudou o fato de ter uma dupla de alto nível. Muita gente achou que Charles Leclerc iria ser bem superior ao recém-chegado Carlos Sainz Jr. Mas o espanhol confirmou que pode sonhar com voos mais altos. Embora ainda tenha que trabalhar o ritmo de treinos (ficou atrás de Leclerc por 13 vezes na classificação), Sainz compensou com um ótimo trabalho em corrida. Tanto que a equipe começou a considerar mais suas opiniões para o acerto do carro.

Entretanto, foi Leclerc quem teve os momentos mais próximos de levar a Ferrari de volta às vitórias. Foi o mais rápido em Mônaco, mas ao bater na última volta do treino, danificou o carro e não conseguiu largar. Depois, em Silverstone, se aproveitou da confusão entre Hamilton e Verstappen para liderar boa parte da prova, mas o inglês o ultrapassou no final.

A Ferrari soou mais organizada em 2021. Binotto teve uma figura mesmo de chefe de equipe e dividiu um pouco das funções com Laurent Mekies, Diretor Esportivo, que teve algumas provas à frente do time. O desempenho na pista refletiu este período mais tranquilo e permitiu até trabalhar um pouco mais o carro e já pensar até mesmo em 2022 com a adoção de uma evolução do sistema híbrido, o que permitiu ganhar terreno perante a McLaren e garantir o 3º lugar no Campeonato de Construtores.

2021 serviu para dar esperanças à Ferrari de que pode pensar em dias melhores e voltar a lutar pelo título. Uma boa dupla de pilotos e uma estrutura mais organizada pode dar sim este bom resultado. Até porque Mattia Binotto teve tudo que pediu e, até agora, a paciência da Diretoria italiana tem sido bastante. Porém, isso parece estar se esgotando...

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