F1: Mercedes chega a Suzuka com muitas dúvidas sobre o W13
Após o desastre em Singapura, o amanhã sempre reserva uma nova chance. Será que Suzuka pode reservar bons resultados para a Mercedes?
É dura a vida do torcedor da Mercedes. A equipe vinha confiante para Singapura, com as simulações da fábrica batendo com os dados de pista. A expectativa aumentou com Lewis Hamilton não largando da pole por meros 54 milésimos. Mas a realidade foi mais cruel...
Na corrida, Hamilton e Russell não tiveram uma boa largada e mais uma vez o W13 não aqueceu seus pneus corretamente. Para piorar, ambos ficaram presos no trânsito e Russell não conseguiu ultrapassar a Alfa Romeo de Valtteri Bottas. Além da falta de desempenho, os pilotos também erraram de uma forma recorrente, atenuando mais ainda o pesadelo da equipe. Um fim de semana para esquecer.
Os olhos agora estão na terra do Sol nascente. A trupe de Toto Wolff não tem vergonha de admitir o fiasco em Singapura, mas diz estar pronta para o próximo fim de semana, pelas palavras do próprio chefe de equipe: “Tivemos muito o que discutir e analisar nos últimos dias e muitos aprendizados para levar adiante. Felizmente, podemos avançar rapidamente para a próxima corrida e um novo desafio para enfrentarmos.”
Entretanto, Suzuka aparenta ser uma pista difícil para o W13, pois vimos ao longo do ano que esta Flecha de Prata não gosta de layouts rápidos e fluidos com diferentes tipos de curvas. No caso específico do GP do Japão, curvas com mudanças rápidas e velocidades de apex bastantes distintos não fazem o carro funcionar da melhor maneira – mas quando vimos esse carro funcionar da forma que foi pensado?
Wolff confirma essa previsão, dizendo que será um fim de semana difícil de replicar o bom desempenho visto no sábado em Singapura: “Suzuka dará alguns desafios ao nosso pacote e será difícil repetir o desempenho de qualificação que vimos em Singapura - mas espero que isso seja equilibrado com uma tarde de domingo melhor.”
Suzuka é uma pista especial e desafiadora. Mesmo sendo a casa da Honda, a Mercedes tem simplesmente 6 vitórias seguidas, desde 2014, com Hamilton (4), Bottas e Rosberg. Embora a prova esteja 2 anos fora do campeonato e todo este histórico nas costas, será difícil o W13 dar continuidade a esses feitos. Ainda mais que a equipe não traz nenhuma novidade técnica para esta prova.
Portanto Mercedista, deixe suas esperanças de lado e apenas na hora da corrida para vermos se o carro irá, finalmente, se mostrar melhor do que o previsto. Há previsão de chuva, o que pode embaralhar um pouco as coisas. Mas é bom ver