PUBLICIDADE

Parabólica

F1: Não tem favorito no GP da Espanha

Após mais uma classificação disputada nos detalhes., não há um favorito destacado para o GP da Espanha. Isto é o que o distinto publico quer

23 jun 2024 - 09h20
Compartilhar
Exibir comentários
Norris larga na pole position do GP da Espanha
Norris larga na pole position do GP da Espanha
Foto: Pirelli Motorsport

Pode até se questionar a dinâmica das provas, mas as classificações vão se tornando um dos pontos altos da F1 em 2024. As diferenças entre os pilotos vêm se mostrando cada vez menores e os detalhes acabam sendo importantes. E aqui entra a habilidade dos pilotos.

Após o empate entre Russell e Verstappen no Canadá, temos uma pole position definida por 20 milésimos. Mais uma vez o dominador da Red Bull foi batido por Lando Norris, que largará na frente pela 2ª vez na sua carreira na F1 (a primeira foi no fatídico GP da Rússia de 2021).

Isso mostra três coisas: a qualidade da McLaren MCL38, como Lando Norris cresceu se sentindo à vontade do carro e como Max Verstappen conseguiu mais uma vez tirar mais do carro do que ele poderia.

Detalhe dos setores do Q3 do GP da Espanha
Detalhe dos setores do Q3 do GP da Espanha
Foto: do autor, baseado dados F1/FIA

Como escrevi anteriormente, Barcelona é a pista onde os times podem comprovar a validade de seus projetos. Para este sábado, os times tiveram um pouco mais de facilidade pois a temperatura na Classificação estava mais baixa do que nos outros treinos, o que permitiu aos pilotos exigirem um pouco mais dos pneus sem ter tanto o risco

Para a corrida, a situação deve ser um pouco mais suave para os pilotos. Embora saiam com carros mais pesados, a temperatura no domingo é mais amena, o que pode ajudar a fazer uma estratégia um pouco mais elástica.

Esstrategias Barcelona
Esstrategias Barcelona
Foto: Pirelli / X

A Pirelli está recomendando 2 paradas e sair com os macios (C3 neste fim de semana). Verstappen, Norris e as Ferrari contam com um jogo novo de cada composto e aqui pode estar a diferença para a corrida. Ainda mais em uma pista em que o Undercut normalmente funciona...

Pneus disponiveis para cada piloto no GP da Espanha
Pneus disponiveis para cada piloto no GP da Espanha
Foto: Pirelli / X

O fato é que os carros estão muito próximos. Verstappen optou por um acerto com uma asa ligeiramente maior, o que lhe dá menos velocidade em reta, mas garante um segundo setor menos sofrido. Ferrari tem um acerto com menos asa, que lhe prejudica no último setor (os pilotos têm que tirar o pé para negociar melhor).

A maior incógnita aqui é a Mercedes: o novo pacote trazido a partir de Imola tem feito bem ao W15 e o carro andou bem em Barcelona. Mas ainda é preciso trabalhar no acerto final. Pelo menos, mostrou muito potencial no primeiro trecho de Barcelona, que é onde o desempenho aerodinâmico acaba se mostrando mais forte.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade