F1: Perez lidera treino em meio a equilibro Ferrari-Red Bull
Sergio Perez lidera mais um treino livre para o GP do Azerbaijão. Tempos próximos obtidos por carros de Red Bull e Ferrari chama a atenção
Sergio Perez, da Red Bull, foi o mais rápido do terceiro treino livre da F1 em Baku, no Azerbaijão. O mexicano havia sido o mais rápido também na primeira sessão, na sexta-feira (10), e repete a dose.
O equilíbrio entre Red Bull e Ferrari foi o destaque. Charles Leclerc, da Ferrari, que havia sido o 1º no TL2, fechou a sessão com um tempo apenas 0s070 acima do de Perez. Depois, vieram Max Verstappen (Red Bull) e Carlos Sainz (Ferrari). Os quatro ficaram separados por apenas 0s426.
Depois das duas equipes favoritas, a McLaren chamou a atenção, ocupando as duas posições seguintes, com Lando Norris e Daniel Ricciardo, respectivamente.
Confira como foi o TL3 para o GP do Azerbaijão
O terceiro treino livre começou com 15 minutos de atraso para reparos nas barreiras da pista, danificadas por batidas na corrida sprint da F2, que havia sido realizada pouco antes. Com bandeira verde, Lance Stroll e Mick Schumacher puxaram a fila e abriram os trabalhos de sábado da Fórmula 1, mas não completaram voltas válidas. O primeiro a fazê-lo foi George Russell, já com 13 minutos corridos de treino.
Conforme os demais carros foram marcando seus tempos, a Ferrari passou a comandar. Charles Leclerc e Carlos Sainz se intercalavam na primeira posição nos 10 minutos seguintes. Mas a Red Bull, que demorou mais para ir à pista, acabou com a brincadeira ferrarista. Primeiro com Sergio Perez, depois com Max Verstappen. O mexicano pulou para 1º marcando 1min44s416.
As duas equipes começaram a travar uma interessante disputa de tempos, sobrando em relação ao restante. Depois da Red Bull liderar, a Ferrari voltou para a pista e retomou a ponta com Sainz. Leclerc fez dois setores roxos e tomou para si o primeiro lugar, com o tempo de 1min43s514. Verstappen bem que tentou, indo melhor nos setores 1 e 2, mas perdeu 1 décimo no último setor.
A 25 minutos do fim, Leclerc liderava Verstappen, Perez e Sainz, todos separados por menos de meio segundo. Depois deles, vinha Pierre Gasly, quase 2 segundos atrás do líder. A dupla da Mercedes ocupava o 6º e 7º postos com Russell e Hamilton, respectivamente. Ambos com bem mais de 2 segundos de defasagem em relação a Leclerc. Vettel, Ricciardo e Ocon fechavam o top 10, sendo Ricciardo o único com volta feita com pneus médios.
A 15 minutos do fim, Russell voltou e melhorou seu tempo, ficando a 1 segundo da marca estabelecida por Leclerc minutos antes. O monegasco com também voltou, melhorando seu próprio tempo para 1min43s240. Logo depois, outros pilotos precisaram tirar o pé por uma bandeira amarela localizada no setor 1 causada por uma escapada de Valtteri Bottas.
Já com bandeira verde novamente, Perez superou Leclerc: 1min43s170. A dupla da McLaren mostrou força: Norris e Ricciardo pularam para 5º e 6º, 1s2 e 1s3 atrás de Perez, respectivamente.
Nos minutos finais, um grande engarrafamento se formou, na disputa por vácuo para um última tentativa – algo que deve acontecer na classificação, diga-se. Mas ninguém consegiu melhorar o tempo, e ficou por isso mesmo.
A classificação acontece ainda nesse sábado (11), às 11 horas. A corrida é domingo (12), às 08h.