Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ferrari já assustou a F1 com um carro de 8 rodas

No final de 1975, a foto de um Ferrari F1 de 8 rodas apareceu em revistas especializadas e assombrou a categoria; conheça a história

27 ago 2021 - 12h28
Compartilhar
Exibir comentários
Ferrari de 8 rodas.
Ferrari de 8 rodas.
Foto: Ferrari / Reprodução

No final de 1975, uma foto de um carro de Fórmula 1 da Ferrari com oito rodas apareceu em várias revistas especializadas. Os italianos eram os atuais campeões da F1 e estariam revolucionando com mais um carro de quatro eixos traseiros? A concorrência teria que contra-atacar, mas alguns fatos estavam mal contados nessa história. 

O primeiro fato estranho era que ninguém tinha visto o carro em pistas. Além disso, no começo da temporada de 1976 a Ferrari apareceu inicialmente com o modelo 312T com “apenas” quatro rodas. Posteriormente, o Ferrari 312T2 também manteve a receita convencional: duas rodas na frente e duas atrás.

Tyrrell P34 de 6 rodas.
Tyrrell P34 de 6 rodas.
Foto: Internet / Reprodução

A verdade apareceu mais à frente. A Ferrari realmente chegou a desenhar esse carro, chamado de 312T8, porém ele não passou de uma maquete. Quando o projeto foi descartado pelos engenheiros, a própria Scuderia decidiu divulgar a foto da maquete para assustar a concorrência. No fim, não passava de “fake news” feita pela própria Ferrari.

Miniatura do Ferrari de 8 rodas.
Miniatura do Ferrari de 8 rodas.
Foto: Internet / Reprodução

Teoricamente, com quatro rodas na traseira e duas na frente, a Ferrari ganharia em tração e também em aderência. Parece bizarro, mas pouco depois a Fórmula 1 conheceu outros dois carros extravagantes: o famoso Tyrrell de seis rodas (quatro na frente), além de outros três (Williams, March e Ferrari).

Em 1976, a Tyrrell lançou o modelo P34, um carro com seis rodas, sendo quatro na frente para diminuir o arrasto aerodinâmico. Venceu uma corrida no GP da Suécia de 1976, com Jody Scheckter. 

March de 6 rodas.
March de 6 rodas.
Foto: F1fanatic / Reprodução

Os outros dois carros de seis rodas, quatro na traseira, tinham tração 6x4. O primeiro foi a March 2-4-0, de 1976, que apresentou muitos problemas de transmissão e não foi para frente. O outro foi o Williams FW08D de 1982, que mostrou um grande potencial, mas a FIA baniu.

Williams de 6 rodas.
Williams de 6 rodas.
Foto: Williams / Reprodução

A própria Ferrari chegou a testar um carro de seis rodas, porém com as quatro rodas traseiras mais estreitas lado a lado. Seria uma solução bem estranha se os pneus traseiros fossem bem largos, pois o vão entre os pneus piorava a aderência. Mas a ideia ter pneus menores para melhorar a aerodinâmica.

Ferrari de 6 rodas.
Ferrari de 6 rodas.
Foto: EsportesNet / Reprodução
Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade