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Lando Norris pode levar a McLaren de volta ao topo da F1

Inglês é o único piloto a pontuar em todas as corridas nesta temporada da Fórmula 1

27 jun 2021 - 23h16
(atualizado em 28/6/2021 às 17h53)
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Lando Norris, piloto da McLaren, é o quarto colocado no campeonato da F1.
Lando Norris, piloto da McLaren, é o quarto colocado no campeonato da F1.
Foto: Twitter/McLaren / Divulgação

Ao cruzar a linha de chegada na quinta colocação no Grande Prêmio da Estíria, na Áustria, Lando Norris mostrou que está fazendo a sua parte para manter a McLaren como o “melhor do resto”, ou seja, atrás apenas de Red Bull e Mercedes, e à frente da Ferrari, no campeonato mundial de construtores. O piloto, que fez o quarto melhor tempo na classificação para a corrida disputada em Spielberg, herdou o terceiro lugar no grid após Valtteri Bottas, da Mercedes, ser punido depois de rodar no pitlane no treino livre de sexta-feira.

O desempenho de Norris em pontuar nas oito etapas disputadas até o momento deu à McLaren a terceira posição no mundial de equipes, com 120 pontos. Enquanto o piloto inglês pontuou em todas as etapas e soma 86 pontos, ocupando o quarto lugar no campeonato, o companheiro de equipe, Daniel Ricciardo, tem como melhores resultados dois sextos lugares e chegou fora da zona de pontuação em duas corridas. Por isso, Ricciardo está na nona colocação com 34 pontos.

Se de um lado temos o piloto inglês mostrando regularidade nesse primeiro um terço da temporada, do outro, o companheiro australiano não está tendo a mesma sorte. Apesar de ser o ano de estreia de Daniel Ricciardo na McLaren, e de que há um tempo para que o piloto se adapte ao carro e a nova equipe, criou-se uma expectativa de que ele poderia incomodar Lando Norris e liderar a equipe por carregar uma experiência de 11 temporadas e sete vitórias na Fórmula 1. Mas, até o momento, Ricciardo parece ainda distante de conseguir um final de semana perfeito para superar o companheiro de equipe.

Lando Norris no GP da Estíria.
Lando Norris no GP da Estíria.
Foto: Twitter/McLaren / Divulgação

Desde o Grande Prêmio da Emilia Romagna, em 2020, Norris pontuou em todas as etapas: ele terminou 13 corridas seguidas entre os dez primeiros colocados. Nesta temporada, recebeu a bandeirada na quinta colocação por quatro vezes (Portugal, Azerbaijão, França e Estíria), além de conquistar dois pódios (Ímola e Mônaco). Em três temporadas, o piloto da McLaren tem três terceiros lugares como melhores resultados na Fórmula 1.

Aos 21 anos, Norris teve o contrato renovado em maio. Embora a McLaren não tenha especificado o tempo total de duração, espera-se que ao menos o inglês tenha duas temporadas garantidas, até 2023, quando também se encerra o vínculo com Daniel Ricciardo. Até porque o maior desejo de Norris é vencer corridas e se tornar campeão mundial de Fórmula 1 pela escuderia de Woking. O que não é novidade para ninguém.

Quando Lando Norris foi anunciado como piloto titular da equipe McLaren para a temporada 2019, era inevitável pensar se ele iria repetir o sucesso do compatriota Lewis Hamilton e que estreou na Fórmula 1 pela mesma equipe. A comparação com o heptacampeão da categoria não é mera especulação, afinal Norris foi o mais jovem campeão mundial de kart na categoria KF, em 2014, desbancando o posto que era do próprio Hamilton.

Daniel Ricciardo e Lando Norris, pilotos da equipe McLaren na temporada 2021 da F1.
Daniel Ricciardo e Lando Norris, pilotos da equipe McLaren na temporada 2021 da F1.
Foto: Twitter/McLaren / Divulgação

No ano seguinte, deu início a trajetória nos monopostos disputando quatro competições diferentes, mas na única que esteve de forma integral, na MSA, que é a atual F4 Britânica, foi campeão pela equipe Carlin. Em 2016, também venceu os três campeonatos que disputou: Eurocup Fórmula Renault 2.0, Formula Renault 2.0 NEC e Toyota Racing Series (equivalente à F4 disputada na Nova Zelândia).

Em 2017, quando Lando Norris passou a integrar o time de jovens pilotos da McLaren, tornou-se o mais jovem campeão da Fórmula 3 Europeia. No final do mesmo ano, foi anunciado como piloto de desenvolvimento e reserva da McLaren. No ano seguinte, competindo pela equipe Carlin, foi vice-campeão da Fórmula 2, perdendo o título para outro inglês - que hoje também está na Fórmula 1: George Russell, atual piloto da equipe Williams.

Com a chegada na principal categoria do automobilismo, em 2019, Norris aproveitou para viver um momento de uma McLaren renovada com a contratação do espanhol Carlos Sainz Junior. A sintonia entre ambos demonstrava que o ambiente da equipe era diferente, principalmente porque a Fórmula 1 queria atrair um público mais jovem e Lando estava sempre interagindo, sempre com muito bom humor e muitos memes. E claro, na companhia de Sainz.

Na primeira temporada na Fórmula 1, Lando Norris pontuou em onze corridas, fechando o campeonato na 11ª colocação, com 49 pontos. No ano passado, Norris terminou a temporada em nono lugar, com quase o dobro de pontos: 97, com diferença de apenas oito pontos para o companheiro de equipe, Carlos Sainz Jr., que terminou o campeonato na sexta colocação. O resultado garantiu o terceiro lugar da McLaren no mundial de construtores de 2020, o melhor resultado da equipe desde 2012.

Além de uma sintonia muito forte com a McLaren, Lando Norris também está bem adaptado a bordo do MCL35M, que nesta temporada conta com motor Mercedes. Mas, desde o início de 2021, vem assumindo um tom mais sério do que apresentava até o ano passado, talvez por estar mais focado no campeonato e, principalmente, em ser constante e mais concentrado no trabalho dentro das pistas.

Ainda acredito que a dupla Norris e Ricciardo até possa surpreender durante a temporada, mas ambos vivem momentos bem diferentes na carreira. Para quem imaginava que a experiência do australiano iria ajudar o inglês nos resultados, Norris mostra que o desafio de uma nova temporada e um companheiro de equipe novo, - de tempo de equipe e não de idade ou tempo na categoria - são fatores que o impulsionam para extrair mais do carro e, principalmente, mostrar que estar na equipe há mais tempo faz muita diferença para quem deseja chegar cada vez mais longe. E para ser o “melhor do resto”, como diz o chefe da equipe McLaren, Andreas Seidl, é preciso terminar sempre na frente da Ferrari, concorrente direta no Mundial de Construtores.

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