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Leclerc vence em corrida empolgante na estreia da F1 em 2022

Charles Leclerc lidera dobradinha da Ferrari no GP do Barein. Dupla da Red Bull abandona nas voltas finais e Hamilton herda lugar no pódio

20 mar 2022 - 13h49
(atualizado às 14h44)
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Charles Leclerc vence abertura da temporada
Charles Leclerc vence abertura da temporada
Foto: Ferrari / Twitter

A nova temporada da Fórmula 1 começou tão empolgante quanto terminou a anterior. Charles Leclerc, da Ferrari, confirmou a pole e venceu o primeiro GP da temporada, no Barein. Mas não sem lutar bastante. O piloto de Mônaco teve uma dura batalha com o campeão Max Verstappen, da Red Bull, com ambos trocando posições várias vezes. 

Verstappen caminhava para terminar em segundo, mas seu Red Bull teve problemas a três voltas do fim e ele precisou abandonar. Melhor para Carlos Sainz, que vinha em 3º e pulou para 2º, fechando boa dobradinha da Ferrari, em começo de ano perfeito para a equipe italiana. 

O calvário da Red Bull continuou na última volta, quando Sergio Perez sofreu outra quebra. Lewis Hamilton, que parecia caminhar para o 5º lugar, herdou o último degrau do pódio. Ele foi seguido por George Russell, seu novo colega de Mercedes. 

O destaque da prova foi Kevin Magnussen, contratado às pressas pela pior equipe do ano passado, a Haas. O dinamarquês mostrou que o carro evoluiu bastante e, somado à uma ótima pilotagem, terminou num excelente 5º lugar. Confira abaixo como foi o emocionante GP do Barein. 

A ação na primeira volta do GP do Barein
A ação na primeira volta do GP do Barein
Foto: Ferrari / Twitter

Como aconteceu 

A largada transcorreu sem grandes problemas, mas com bastante movimentação. Os três primeiros, Leclerc, Verstappen e Sainz, mantiveram suas posições. Atrás deles, Hamilton assumiu o 4º lugar e Magnussen o 5º. Magnussen, aliás, colocou a Haas na frente de uma Red Bull (Perez) e de uma Mercedes (Russel). Bottas largou muito mal, caindo de 8º para 14º. 

No meio do bolo, Esteban Ocon e Mick Schumahcer se enroscaram, com o alemão rodando no próprio eixo e perdendo duas posições. Posteriormente, Ocon foi punido em 5 segundos pelo incidente. 

Os dois carros da McLaren foram os únicos a largar de pneus médios, contra macios de todo o resto do grid. Com menos aderência, ambos despencaram na tabela logo na primeira volta. Norris caiu para 18º e Ricciardo para 20º. Começo terrível para a equipe laranja. 

Magnussen sucumbiu à pressão de Perez e de Russell e perdeu as duas posições, caindo para 7º até a volta 5. A briga mais interessante dos primeiros momentos foi entre as Alfa Romeo de Bottas e Zhou com a Williams de Albon, valendo o 12º lugar. 

Na volta 10, Perez chegou em Hamilton e passou na reta entre as curvas 3 e 4, atestando que a Mercedes tem pior velocidade de reta. Ao final do 10º giro, a ordem era Leclerc, Verstappen, Sainz, Perez, Hamilton, Russell, Magnussen, Gasly, Ocon, Tsunoda. 

A Ferrari trabalhando no carro de Sainz
A Ferrari trabalhando no carro de Sainz
Foto: Ferrari / Twitter

Hamilton foi o primeiro dos ponteiros a parar, na 12º volta, trocando compostos macios por duros. Na saída dos boxes, seu pneu ainda estava bastante frio e, sem aderência, o piloto da Mercedes perdeu o ponto da freada logo à frente de Zhou, perdendo a posição a 11ª posição. Logo ao final da volta, no entanto, ele ultrapassou o estreante chinês sem dificuldades. 

Verstappen e Sainz pararam na volta 15. A Red Bull fez o trabalho em 2,9 segundos, contra 2,3 da Ferrari. O líder Leclerc e Perez pararam na volta seguinte, ambos com trabalho de 3,1 segundos. Dos três, apenas Perez colocou compostos médios, contra macios dos demais. Leclerc voltou exatamente à frente de Verstappen. 

Na abertura da volta 17, Verstappen veio com muito mais velocidade pela reta, jogou o carro por dentro na curva 1 e assumiu a ponta. Na curva 4, Leclerc veio com o DRS aberto e deu o troco. Na volta seguinte, a sequência se repetiu. Verstappen passa na curva 1 e Leclerc na 4. Primeiro duelo entre cachorros grandes da temporada. Na volta 19, Verstappen tentou mais uma vez, mas travou os pneus na freada e tomou o X. Que disputa! 

O lindo duelo entre Leclerc e Verstappen pela liderança do GP do Barein
O lindo duelo entre Leclerc e Verstappen pela liderança do GP do Barein
Foto: Red Bull / Twitter

O erro de Verstappen custou caro. A fritada do pneu dianteiro custou desempenho. Leclerc aproveitou para abrir vantagem, que saltou de nada na volta 19 para 3 segundos na volta 22. Atrás deles, Sainz vinha 10 segundos atrás do líder, seguido por Perez. As Mercedes vinham na 5ª (Hamilton) e 6ª (Russell) posições, sendo os únicos na pista com pneus duros. Os carros prateados andavam em ritmo inferior: em média, um segundo por volta mais lentos que Leclerc. 

Norris, com pneus gastos, virou presa fácil na pista. O britânico fez sua primeira parada apenas na volta 25, voltando em último lugar. Ricciardo, que parou pouco antes, era o 18º. O que se seguiu foi uma disputa entre Ricciardo e Latifi pelo 17º lugar. McLaren e Williams no fundo do grid, com os carros da Aston Martin entre eles. Sinal de que os motores Mercedes estão mesmo mais fracos do que o esperado. 

Alonso abriu a segunda rodada de pit stops, na volta 27, voltando à pista em 15º. Hamilton entrou na volta seguinte para colocar médios. Verstappen parou novamente na volta 31, colocando pneus médios. Leclerc, claro, parou no giro seguinte, também calçando médios. Novamente, Leclerc voltou pouco à frente do rival, mas dessa vez conseguiu abrir uma folga antes de ser atacado. 

Magnussen foi um dos destaques da prova. Na foto, ele passa a AlphaTauri de Gasly
Magnussen foi um dos destaques da prova. Na foto, ele passa a AlphaTauri de Gasly
Foto: Haas / Twitter

Sainz e Perez pararam novamente na volta 34. Invertendo a lógica anterior, Perez foi o único de macios, contra médios dos outros três carros de Ferrari e Red Bull.  

Verstappen foi o primeiro a ir para uma estratégia de três paradas. Ele colocou pneus macios novamente na volta 44. Perez o seguiu na mesma volta, indo para a mesma estratégia na parte final da prova. Leclerc optou por seguir na pista, mas Sainz parou, marcando a estratégia de Perez. Hamilton também parou, na 45. 

O motor do AlphaTauri de Gasly quebrou e pegou fogo na volta 46. Primeiro safety car do ano. Leclerc parou para colocar pneus macios. A ordem do top 10 era Leclerc, Verstappen, Sainz, Perez, Hamilton, Russell, Magnussen, Bottas, Ocon e Schumacher, todos de compostos macios. A corrida foi retomada na volta 51 – demasiada demora, diga-se... 

Na relargada, Leclerc pulou bem e se manteve longe de Verstappen. Sainz tentou o ataque sobre o holandês da Red Bull nas curvas 1 e 4, mas não conseguiu a ultrapassagem. No top 10, a única mudança foi a queda de Mick Schumacher de 10 pra 12º. Alonso foi quem entrou na zona de pontuação.

Na volta 54, o Red Bull de Max Verstappen deixou o campeão na mão. Logo quando era atacado por Carlos Sainz, seu carro perdeu potência e ele precisou abandonar. Se desenhava uma dobradinha da Ferrari. Logo depois o outro piloto da Red Bull reclamou de perda e potência, e Hamilton partiu para o ataque. 

Na abertura da volta final, o motor do Red Bull de Perez travou e Perez rodou. Catástrofe para a equipe taurina! Hamilton, assim, herdou o 3º lugar, em resultado surpreendentemente positivo. E Magnussen, da Haas, pulou para 5º. Sim, uma Haas em 5º. 

A Fórmula 1 mostrou que a nova era será tão empolgante quanto a anterior. E a próxima corrida será na próxima semana. O GP da Arábia Saudita será no próximo domingo, 27 de março.

O resultado final do GP do Barein
O resultado final do GP do Barein
Foto: F1 / Twitter
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