Max Verstappen é o mais rápido no treino da F1 no Canadá
No retorno da Fórmula 1 ao Canadá, piloto da Red Bull é o mais rápido do Treino Livre 1. Espanhois ficam em 2º e 3º.
Foram duas temporadas de ausência em razão da pandemia. Depois de uma longa espera, finalmente o belíssimo Circuito Gilles Villeneuve e a Fórmula 1 se reencontraram. O primeiro treino livre teve como destaque o atual campeão e líder da temporada, Max Verstappen.
O holandês da Red Bull fez uma volta de 1min15s158 e não foi superado. Depois dele, dois espanhóis: Carlos Sainz, da Ferrari, e Fernando Alonso, da Alpine. Os outros carros de Red Bull e Ferrari vieram em seguida, com Sergio Perez à frente de Charles Leclerc.
Os carros da Fórmula 1 voltam à pista do Circuito Gilles Villeneuve ainda nessa sexta-feira, às 18 horas, para o segundo treino livre. No sábado (18), acontece o terceiro treino às 14 horas e a classificação às 17 horas. A corrida é no domingo (18), às 15 horas.
Confira como foi TL1 para o GP do Canadá:
A maior parte dos carros saiu dos boxes ainda no minuto inicial. Um dos temores das equipes era que a chuva, que castigou Montreal na quinta-feira, chegasse. O primeiro piloto a marcar uma volta de destaque foi Max Verstappen, com 1min16s507, meio segundo mais rápido que seu colega Sergio Perez, ambos de pneus médios.
Os carros da Ferrari vinham logo atrás, apenas com Charles Leclerc, 3º, utilizando compostos médios. Com 15 minutos corridos, Perez fez o melhor giro até então e subiu para 1º, com 1min15s660.
Simultaneamente, o Alpine de Esteban Ocon apresentou um superaquecimento no freio dianteiro direito e o francês precisou voltar lentamente aos boxes. O motivo foi uma sacola plástica presa na tomada de ar do freio, que impediu o resfriamento da peça.
Fernando Alonso, que estava desde os primeiros minutos logo atrás de Red Bull e Ferrari, se enfiou no meio da briga com o 3º tempo, 0s652 mais lento que Perez. No entanto, a marca foi obtida utilizando pneus macios contra os médios da Red Bull.
Os carros da Aston Martin conseguiram um destaque por volta da metade da sessão, quando o piloto local Lance Stroll subiu para 3ª e Sebastian Vettel ficou logo atrás, em 4º. Assim como Alonso, ambos estavam utilizando pneus macios. A Red Bull ainda liderava com pneus médios.
A Ferrari também calçou pneus de banda vermelha. Leclerc se colocou entre Perez e Verstappen. Carlos Sainz foi ainda melhor e assumiu a ponta da tabela: 1min15s441. Mas a liderança do espanhol não durou muito. Verstappen também voltou à pista de macios e marcou 1min15s158.
Com 20 minutos para o fim, o top10 era: Verstappen, Sainz, Perez, Leclerc, Russell, Stroll, Hamilton, Vettel, Ricciardo e Gasly.
Alonso melhorou sua marca utilizando os médios, pulando para 3º, 0s373 atrás do tempo obtido por Verstappen, a referência até aquele momento.
Nos minutos finais, os pilotos optaram por simulações de stints longos, e os tempos não melhoraram.