MotoGP: Drama de Marc Márquez, vitória de Bagnaia
O espanhol perdeu a sequência perfeita após a queda enquanto liderava
Marc Márquez vinha de uma sequência perfeita: duas vitórias em corridas principais, três triunfos em sprints e todas as poles em disputa. Quando a MotoGP chegou a Austin, a combinação parecia óbvia. O "rei da pista" e seu início de temporada impecável estavam prontos para mais um hat-trick.
A corrida teve um pequeno atraso devido a uma confusão causada pelo próprio Marc Márquez. O espanhol estava parado no grid quando, de repente, correu para os boxes para trocar de moto, já que a pista parecia secar. As condições mudaram novamente, gerando um caos no paddock. Maverick Viñales chegou a ficar sem moto no grid e, ao tentar recuperá-la, ocasionou uma bandeira vermelha que restabeleceu a ordem.
Na largada, Márquez assumiu a ponta e disparou, sem dar chances aos adversários. No entanto, a 11 voltas do final, o octacampeão escorregou em uma zebra molhada e caiu. Ele ainda tentou continuar na corrida, mas optou por recolher aos boxes.
A vitória, então, caiu no colo de seu companheiro de equipe, Francesco Bagnaia, que vinha na segunda colocação. Álex Márquez, consistente mais uma vez, assumiu a liderança do campeonato ao terminar em segundo. O pódio foi completado por Fabio Di Giannantonio, da VR46. Mais uma vez, a Ducati demonstrou sua força, tanto com a equipe oficial quanto com as satélites.
A prova foi marcada por muitos incidentes: ao todo, cinco pilotos abandonaram e seis sofreram quedas. Entre os envolvidos estavam Marc Márquez, Fermín Aldeguer, Brad Binder, Joan Mir, Pedro Acosta e Johann Zarco, que ainda conseguiu voltar à pista. Todos estavam na zona de pontuação ou brigando pelo top 10 antes dos incidentes.
Enea Bastianini fez uma bela corrida de recuperação, largando de 17º e terminando em 7º, ganhando 10 posições. Esperava-se que o italiano tivesse um desempenho ainda melhor, já que era um dos poucos que já estava com pneus para pista seca antes da confusão no grid.
A grande decepção ficou por conta de Fermín Aldeguer, que vinha para conquistar seu melhor resultado na categoria, um quinto lugar, mas sofreu uma queda nas voltas finais.
A MotoGP agora retorna às pistas entre os dias 11 e 13 de abril, no Catar, com Álex Márquez liderando o campeonato por apenas um ponto e Pecco Bagnaia diminuindo a desvantagem para os irmãos Márquez.