Motorsport Games: a FIA monta suas Olimpíadas sob rodas
Mesmo com a possibilidade de entrar nas Olimpíadas de 2028, a FIA monta a segunda edição dos seus jogos, os Motorsport Games. Saiba mais.
Nos últimos dias, foi abordada a possibilidade de o automobilismo vir a fazer parte do programa olímpico em 2028. Como o COI sempre abre a consideração de inclusão de novos esportes a cada edição, desta vez as 4 rodas entraram na lista.
É um passo mais ou menos lógico após a aproximação entre a FIA e o COI, realizada na gestão de Jean Todt. Desde 2013, a Federação Internacional de Automobilismo faz formalmente parte da “família olímpica” e vem incluindo cada vez mais em suas normas vários dos princípios para poder garantir a sua total participação.
A F1 já quis fazer parte do programa olímpico em 1992, quando das Olimpíadas de Barcelona. O máximo que conseguiu foi que o GP daquele ano recebesse o pomposo nome de “Grande Prêmio dos Jogos Olímpicos”. Fora isso, vimos Montmeló e Brands Hatch receber edições de ciclismo nos Jogos Olímpicos de 1992 e 2012, e sem esquecer o Circuito Gilles Villeneuve, no Canadá, onde foram disputadas as competições de remo das Olímpiadas de 1976.
Mesmo com esta aproximação, a FIA resolveu desenvolver a ideia de ter uma série de competições que pudessem configurar como os “Jogos Olímpicos do Esporte a Motor”. Escolheu a SRO (organizadora do Mundial de GT) como parceira e organizaram em 2019 a primeira edição dos Motorsport Games.
Com sede no circuito de Vallelunga, próximo de Roma (Itália), a intenção da FIA era organizar um “evento multidisciplinar, onde pilotos poderiam participar sob as cores de suas próprias bandeiras”. Esta primeira edição contou com a participação de 49 países e 192 pilotos, competindo em seis modalidades: F4, GT, Turismo, Drifting, Kart e eSports (Assetto Corsa).
Originalmente, a 2ª edição deveria ser disputada em 2021. Porém, por conta da COVID-19, a disputa foi remarcada para este ano e será realizada em Marselha (França), de 26 a 30 de outubro, tendo como base o circuito de Paul Ricard. Além das 6 modalidades originais, a programação contará com mais 11: slalom (com carros elétricos), Rally histórico, Rally 2 e 4, Cross Car Junior e Senior, Endurance (com carros da GT3 e LMP3), GT Sprint, Endurance de Kart (2 horas de prova com 4 pilotos, de ambos os sexos), Kart Slalom e Kart Junior e Senior.
Com exceção dos carros de Rally Histórico, todas as modalidades de pista contam com carros preparados pela SRO, para tentar manter a igualdade para todos os participantes.
A 1ª edição foi vencida pela Rússia. Para esta edição, a FIA espera a participação de 87 países e para participar, a inscrição deverá ser feita através das Autoridades Esportivas Nacionais até o dia 25 de setembro. Até o momento, não se sabe se o Brasil tomará parte em alguma categoria. Na 1ª edição, João Rosate representou o país na disputa da F4.
Para saber mais, acesse o site do evento: https://www.fiamotorsportgames.com. Em princípio, a transmissão será feita pelos canais da FIA e pelo próprio site.