Nascar é o automobilismo raiz - Especial - parte 1
A Nascar tem muitas disputas e corridas emocionantes Se você é fã de velocidade, deve conhecê-la
Ainda existe muito fã de automobilismo que, ao ouvir a sigla Nascar (National Association for Stock Car Auto Racing), logo pensa em corridas com pilotos “caipiras” sem talento, que usam carros velozes – mas desprovidos de tecnologia – e disputadas apenas em circuitos ovais.
Tudo bem, parte dessa definição ainda é válida (o “coração” da categoria está ligado à cidade de Charlotte, na Carolina do Norte, por exemplo) mas, mesmo assim, quem gosta de automobilismo não deve ignorar a maior e mais bem-sucedida categoria de esportes a motor dos Estados Unidos, que só perde para o futebol americano na preferência do público. Então, se você gosta de velocidade e não conhece a Nascar, mas deseja saber mais sobre a categoria, acompanhe esta série de textos nos quais vamos mostar as principais características da competição.
A Nascar possui três categorias principais: a Camping World Truck Series (picapes), a Xfinity Series e Cup Series (a mais glamourosa). Todos os carros têm estrutura tubular e carenagens (bolhas) similares, com decorações que simulam modelos de rua de três montadoras: Chevrolet, Ford e Toyota.
Detalhe: apesar de parecerem um pouco “toscos” à primeira vista, os carros da Nascar, atualmente, são extremamente seguros. Para se ter ideia, eles possuem uma série de “escotilhas” aerodinâmicas que se abrem assim que o carro ameaça sair do controle e capotar. Por conta desse recurso, é raro ver um acidente em que o veículo saia capotando pela pista.
Nas picapes, os modelos representados são Chevrolet Silverado, Ford F-150 e Toyota Tundra, enquanto Camaro e Mustang são usados tanto na Xfinity quanto na Cup por Chevrolet e Ford. Já a Toyota aparece com Supra e Camry, respectivamente. Importante: apesar de fornecerem os motores, as montadoras não têm participação direta na categoria com algum time oficial.
Os conjuntos motrizes são iguais para as três categorias: motor V8 alimentado a gasolina (com 15% de etanol) e câmbio manual de quatro marchas, com tração traseira. Na Cup, a alimentação é feita por injeção eletrônica e os propulsores entregam até 725 cv, dependendo da pista. Na Xfinity e nas picapes, porém, os motores têm carburador e desenvolvem até 700 cv e 600 cv, respectivamente (também dependendo da pista).
No próximo fim de semana (dias 24 e 25 de abril) a Nascar vai estar em um dos templos da categoria, o superspeedway de Talladega, onde as velocidades costumam chegar a 300 km/h e os acidentes são comuns. No próximo texto vamos explicar mais detalhes sobre essa importante categoria do automobilismo, para que você possa acompanhar as corridas sabendo mais sobre elas. Não perca!