Porsche anuncia retorno ao WEC e às 24 Horas de Le Mans
Porsche voltará à classe superior das corridas de resistência na categoria Hypercar com um modelo LMDh
A nova categoria Hypercar do WEC acaba de conquistar mais um participante de peso. A Porsche anunciou nesta quarta-feira (16) que voltará à classe superior das corridas de resistência em 2023. Preparada para entrar nos campeonatos FIA WEC e no IMSA SportsCar, o fabricante alemão lutará pelas vitórias nas maiores corridas de resistência do mundo, incluindo as 24 Horas de Le Mans, as 1000 Milhas de Sebring e as 24 Horas de Daytona.
Seguindo o caminho já anunciado pela Peugeot Sport e pela Audi, a Porsche anunciou um retorno às corridas de carros esportivos de alto nível com seu próprio LMDh challenger. A sigla LMDh faz referência a carros híbridos que podem correr em Le Mans e Daytona. A Porsche e a Audi são empresas do Grupo Volkswagen. A entrada da Porsche torna a categoria Hypercar uma forte concorrente à Fórmula 1 no que diz respeito ao investimento das marcas de automóveis.
Entre 2014 e 2017, a Porsche brilhou muito nas corridas de endurance com o modelo 919 Hybrid. No WEC, o protótipo da classe LMP1 alcançou um “hat-trick” conquistando os títulos dos campeonatos de fabricantes e de pilotos em 2015, 2016 e 2017, bem como vencendo em Le Mans por três anos consecutivos. Isso tudo aconteceu ao lado do programa GTE Pro extremamente bem-sucedido da Porsche, que conquistou o título do Campeonato Mundial de GT e a vitória nas 24 Horas de Le Mans na “super temporada” 2018-2019.
“A nova categoria LMDh nos permite lutar por vitórias gerais com um sistema híbrido nos clássicos de Le Mans, Daytona e Sebring, sem quebrar o banco”, disse Oliver Blume, CEO da Porsche, referindo-se a custos. “O projeto é extremamente atraente para a Porsche. A corrida de resistência faz parte do DNA da nossa marca.”
Fritz Enzinger, vice-presidente da Porsche Motorsport, destacou: “Detemos um recorde com as nossas 19 vitórias absolutas nas 24 Horas de Le Mans e subimos ao pódio várias vezes nas principais corridas nos EUA”. Segundo ele, a Porsche vai seguir esta tradição com um carro LMDh (Le Mans Daytona híbrido), que oferece custos razoáveis para a empresa.
“Tem havido grande interesse de outros fabricantes. Espero que possamos continuar de onde paramos, com os famosos confrontos contra muitas outras marcas nos anos 80 e 90. Isso daria um grande impulso a todo o cenário do automobilismo”, disse Fritz Enzinger.
Outro que comemorou a volta da Porsche às corridas de endurance foi Pierre Fillon, presidente do Automobile Club de l’Ouest: “Este anúncio ansiosamente aguardado é uma excelente notícia para as corridas de resistência. Ao confirmar seu compromisso com o Hypercar, a nova classe top de Endurance, a Porsche retornará a Le Mans para enfrentar outros grandes fabricantes nas 24 Horas. Esses anúncios recentes provam que nossos regulamentos, impulsionados por um acordo histórico com os EUA, são uma proposta atraente.”
A notícia da volta da Porsche repercutiu também na Federação Internacional de Automobilismo. Segundo o presidente da Comissão da Resistência da FIA,Richard Mille, “quando a ideia de renovar a classe superior do Campeonato Mundial de Resistência da FIA foi discutida pela primeira vez, o objetivo era atrair fabricantes renomados para lutar por vitórias gerais em corridas de resistência ao redor do mundo e em Le Mans”.
A confirmação de marcas como Porsche, Audi e Peugeot mostra que a ideia deu certo. “Agora podemos ver isso acontecendo e ter os conjuntos de regras do Hypercar de Le Mans e LMDh dá aos fabricantes o luxo de escolher um conceito que melhor se encaixa em sua filosofia”, comentou Mille. “O futuro das corridas de resistência realmente parece muito promissor."