Red Bull comanda último dia de testes pré-temporada da F1
Max Verstappen fecha os testes do Barein como o mais rápido no geral. Alfa Romeo, Mercedes e AlphaTauri se destacam em quilometragem
Os testes de pré-temporada da Fórmula 1 chegaram ao fim. E o último dia antes de a ação começar para valer teve a Red Bull como destaque. Max Verstappen fez o tempo de 1min31s720, o mais rápido no acumulado dos três dias de atividade, e liderou a tabela. A marca foi obtida como os compostos C5, os mais macios da gama, já durante a noite.
Na sessão da manhã, o outro piloto da Red Bull foi o mais rápido. A primeira metade do dia foi marcada por simulações de corrida, com carros rodando mais pesados. Nesse cenário, Perez dominou a tabela, mas seu tempo fechou o dia apenas como o 8º mais rápido do sábado (12). Ao todo, os dois pilotos da Red Bull acumularam 96 voltas no dia, a segunda equipe com menor quilometragem. Na soma dos três dias de testes no Barein foram 320 voltas, sendo apenas a 6ª equipe a mais andar.
Se a Red Bull foi a vencedora em tempo de voltas no acumulado, o outro grande dado relevante dos testes teve a rival Mercedes no topo: a quantidade de voltas dadas. Lewis Hamilton rodou 78 voltas pela manhã com o W13B mais carregado de combustível, fechando o dia apenas como 17º mais rápido. George Russell deu 71 giros de tarde, forçou mais o ritmo e ficou com 5º do dia. A Mercedes fez 149 voltas nesse sábado, o que dá um total de 385 nos três dias, fechando os testes como líder nesse quesito.
Mas a Mercedes não foi a campeã em voltas do dia. Por apenas 1 giro, essa honraria fica com a Alfa Romeo, que deu 150 voltas. Guanyu Zhou fez 82 e Valtteri Bottas outras 68. O finlandês chegou a ter problemas hidráulicos com seu carro, mas ainda fechou o dia com o 6º tempo. A Alfa fechou os três dias com 343 voltas, o que representa uma boa recuperação em relação à pouca rodagem obtida nos testes de Barcelona.
Outra equipe que se destacou no quesito quilometragem foi a AlphaTauri. A equipe B da Red Bull ficou muito próxima de Mercedes e Alfa Romeo, com 148 voltas no dia. Yuki Tsunoda fez 57 delas e Pierre Gasly, 91. Tsunoda fez o 7º melhor tempo e Gasly apenas o 12º. Mais relevante que os tempos de voltas, no entanto, é o fato de o time italiano fechar os testes como a 2ª equipe a mais andar no geral, acumulando dados importantes e mostrando ritmo sólido.
Mick Schumacher apareceu logo depois de Verstappen na tabela de tempos como o 2º mais rápido. Assim como na sexta-feira (11), a Haas ganhou horas extras para completar o período perdido na quinta-feira (10). E Mick utilizou esse tempo para rodar sozinho na pista com o carro leve, já de noite. Calçando pneus C4 (macios), ele subiu na tabela, quase igualando o feito de Kevin Magnussen, o mais rápido de sexta? Estaria a equipe forçando o ritmo para ter destaque e atrair patrocinadores? É possível...
E falando em Magnussen, ele fechou a lista dos 18 pilotos do dia com o pior tempo. O dinamarquês teve direito a duas horas extras antes do início da sessão para todos, mas só completou 48 voltas. Isso porque seu carro apresentou vazamentos de água, um problema que a equipe já havia enfrentado em Barcelona e parece ainda não estar completamente resolvido. Menos mal para a Haas que Schumacher pôde fazer 88 voltas de tarde, dando um total de 133 e minimizando o prejuízo do atraso de quinta-feira. Com 263 voltas nos três dias, a equipe andou mais que Williams e McLaren.
O terceiro mais rápido do dia foi Charles Leclerc, da Ferrari. O monegasco fez 51 voltas de tarde, enquanto seu colega Carlos Sainz completou 68 pela manhã. Um total de 119 voltas, número muito parecido com o obtido pela Scuderia nos dois outros dias de testes (116 e 114). No entanto, se nos outros dias esses números significavam ser uma das equipes com maior quilometragem, no sábado esse sarrafo foi levantado e a Ferrari fechou o dia apenas como a 8ª equipe a mais andar. No acumulado dos três dias, as 369 colocam a Ferrari com a terceira equipe em termos de rodagem.
Pela Alpine, apenas Fernando Alonso testou nesse sábado. Ao todo, foram 122 voltas e o 4º melhor tempo da sessão, obtido no fim do dia com pneus C4. A equipe azul e rosa foi a 7ª a mais acumular dados no dia. Com isso, termina os testes do Barein com 299 voltas na bagagem, também 7º nesse quesito.
A Aston Martin saiu para a pista com Lance Stroll de manhã e Sebastian Vettel de tarde. Stroll deu 53 giros e Vettel outros 81. A equipe não forçou o ritmo, com Vettel apenas em 10º e Stroll 16º. As 134 voltas colocaram o time em inglês como o 5º a mais rodar, e levam o total dos três dias a 343, 4º melhor nesse quesito.
A Williams se recuperou da sexta-feira desastrosa, quando o carro pegou fogo e Nicholas Latifi deu apenas 12 voltas. O próprio Latifi pegou o carro pela manhã e deu 73 giros. Alex Albon assumiu o volante na parte da tarde e deu apenas 18 voltas até voltar para os boxes e devolver o carro para Latifi, que fez outros 51 giros. Essa mudança se deveu ao fato de o canadense praticamente não ter rodado na sexta, enquanto Albon já havia feito 104 voltas na quinta. Foram 142 voltas para o tradicional time inglês no sábado. Ao todo, foram 258, fazendo dela a penúltima a menos rodar. Culpa do já citado problema de sexta, que tirou tempo precioso.
Outro tradicional time inglês finaliza os testes do Barein em situação ainda mais complicada. A McLaren utilizou apenas Lando Norris, já que Daniel Ricciardo foi diagnosticado com covid-19. E o carro sofreu com problemas de superaquecimento dos freios nos dois primeiros dias de testes. No sábado, o problema persistiu, mas em menor proporção. Se serve de consolo, a equipe parece ter encontrado o caminho para solucionar a questão na parte da tarde. Mesmo assim, foram 90 voltas, menos que todos os outros. No total, apenas 200, expressivas 58 a menos que a Williams, a penúltima nessa estatística.
Findos os testes, a Fórmula 1 volta à pista já na semana que vem para valer! Os equipamentos das equipes permanecem no circuito de Sakhir, onde acontecerá o primeiro Grande Prêmio do ano. Os treinos livres acontecem na sexta-feira, 18, e, aí sim, poderemos ter uma noção concreta de quem é quem na aguardadíssima temporada de 2022.