Red Bull se pergunta: os motores Honda vão dar conta do recado?
Verstappen e Gasly sofrem problemas nos treinos em Barcelona e chamam mais uma vez a atenção para a confiabilidade do motor Honda/Red Bull
Algum tempo atrás, escrevemos uma coluna falando da questão dos fabricantes de motores para esta temporada: Investir em desempenho ou em confiabilidade? (eis o texto aqui). Mesmo com a mudança de combustível, o nível de potência se manteve. Entretanto, vemos alguns fabricantes já chegando no limite do regulamento já na sexta etapa.
Ok, o regulamento dá mais liberdade para se modificar os motores em termos de confiabilidade. Mas a aposta em desempenho cobra sua conta. E este é o momento que faz os torcedores da Red Bull de cabelos em pé.
Oficialmente, os motores da Red Bull e da Alpha Tauri são de responsabilidade da novíssima divisão de motores taurina, a Red Bull Powertrains. Mas as suas instalações estão em conclusão. E a Honda acaba sendo aquela que foi sem nunca ter sido: fez o trabalho de adaptação ao novo combustível, faz a manutenção e tem os direitos intelectuais até 2025.
Desde quando os carros foram à pista, chamou a atenção o trabalho feito pelos japoneses para manutenção dos níveis de potência observados no ano passado. Principalmente a Red Bull mostrou uma velocidade muito alta. Ok, o trabalho aerodinâmico feito por Pierre Waché e Adrian Newey se mostrou refinado. Porém, a capacidade do motor chamou a atenção.
Mas da mesma forma que se mostrava potente, o motor Honda/Red Bull se mostrou com problemas sérios. Max Verstappen abandonou 2 vezes e teve pequenos problemas (não pode lutar pela pole em Barcelona por conta disso, tendo que abortar a prova), Perez também teve problemas no Bahrein e teve que fazer malabarismos em Miami para chegar. Já a Alpha Tauri foi mais problemática ainda. Podemos ver a situação no quadro a seguir:
Enquanto a Red Bull ainda está tranquila em relação às peças, a Alpha Tauri encontra-se totalmente “pendurada”: Pierre Gasly já usou todas as peças que tinha direito e usar qualquer item novo vai incorrer em punição. Tsunoda já usou toda a parte referente à área de combustão e geradores de energia (MGUs).
Pode dar a pensar que a equipe satélite pode estar sendo mais uma vez pela “nave mãe” para correr riscos e testar soluções para o futuro. Já foi assim em 2018 e não podemos descartar esta possibilidade. Afinal, a Honda também quer aproveitar esta “antena tecnológica” que a Red Bull lhe permite usar, tal como foi a Mugen na década de 90. Aliás, não são poucas as vozes que dizem que os japoneses pensam em uma volta oficial com o novo regulamento a partir de 2026 e a Red Bull não descarta manter a parceria...
Todo caso, pelo andar da carruagem, até agora este tem sido um ponto de atenção para os taurinos e, para uma equipe que quer retomar o título de Construtores que não vê desde 2014 e dar um bicampeão para Max Verstappen, pode colocar a perder. Como até falamos aqui, as equipes já consideram cumprir uma penalização para poder manter o nível. Mas em uma disputa que tem se caracterizado por detalhes, a Red Bull procura se cacifar para manter o seu bom momento.