Saiba como ter o Lotus de Senna na sua casa (ou quase isso)
Planeta DeAgostini lança réplica fiel do Lotus 97T de 1985, carro da primeira vitória da Ayrton Senna na Fórmula 1
Trinta e seis anos depois da primeira vitória de Senna na Fórmula 1, os fãs do piloto terão a chance de construir uma réplica em miniatura do carro da Lotus que o brasileiro pilotou em 1985. A Planeta DeAgostini anunciou esta semana o lançamento da réplica para modelismo do icônico Lotus 97T com motor Renault que venceu o GP de Portugal daquele ano sob uma forte chuva.
A miniatura é baseada em desenhos mantidos pelo Classic Team Lotus, e conta com aspectos fiéis ao carro original, em detalhes internos e externos como o motor, o cockpit, o layout, os pneus e os acabamentos em plástico injetado e borracha. A carroceria é feita de metal e tem escala 1/8, medindo 50 cm de comprimento, 27 cm de largura e 14 cm de altura.
A miniatura conta ainda com o mesmo desenho do chassi projetado por Gérard Ducarouge. O modelo também traz a clássica pintura em preto e dourado, mas sem a marca de cigarros John Player Special.
Ao todo, Senna venceu outras 40 vezes depois do GP português. Naquele mesmo ano, o piloto brasileiro também conquistou o GP da Bélgica pilotando o mesmo carro. Em onze temporadas na Fórmula 1, Ayrton somou outras 65 pole positions e 161 GPs disputados, além é claro, dos títulos mundiais de 1988, 1990 e 1991.
A coleção já está disponível em bancas de jornais da grande São Paulo, e conta com 110 edições. Cada uma acompanha um fascículos que traz o passo a passo para a montagem das peças, além de conselhos técnicos, fotografias e dados históricos da vida de Senna. A primeira edição com oito peças mais o fascículo custa R$ 69,99. O projeto conta com parceria da Senna Brands e terá parte do recurso revertido ao Instituto Ayrton Senna.