Sebastian Vettel terá sua hora da verdade em Ímola
Agora com a equipe Aston Martin a seu dispor, Sebastian Vettel terá que provar se está comprometido em ganhar corridas
Sebastian Vettel deixou de ser pedra e se tornou vidraça na Fórmula 1. Na temporada 2020, graças à pífia participação da Scuderia Ferrari, Sebastian pode correr sem grande comprometimento. Deixou o “trabalho duro” para Charles Leclerc e claramente empurrou metade da temporada com a barriga, certo de que teria a boa vaga da Racing Point (hoje Aston Martin) a esperá-lo.
Mas agora mudou. Seb Vettel não é mais uma unanimidade na Fórmula 1. Nem entre os fãs do esporte, nem entre os pilotos, nem entre os analistas, nem entre os chefes de equipe. Sua estreia na Aston Martin, no Bahrein, foi um tormento, com penalizações que seriam normais para um estreante, não para um tetracampeão do mundo.
Em Ímola, Sebastian terá que provar que o super Vettel ainda existe debaixo de seu belo capacete. Mas não será fácil. Assim como os carros da Mercedes, o Aston Martin de Vettel sofre com um problema de aerodinâmica na parte traseira. A pequena modificação no assoalho dos carros para este ano deixou os Mercedes e os Aston Martin mais nervosos na parte traseira, pelo fato de o desenho dos carros serem planos.
Ímola não é exatamente uma pista fácil. É cheia de “pegadinhas” e exige concentração total do piloto para ter sempre a tração ideal e o contorno de curva perfeito -- afinal, uma escapada leva à brita. Sebastian conseguirá manter a concentração em todas as frenagens e a dosagem certa no pedal do lado direito para não correr o risco de uma escapada, ao reacelerar na parte final da curva? Ainda mais num carro com traseira indócil?
Para além disso, dentro da própria equipe Aston Martin, Sebastian Vettel terá a rivalidade de um Lance Stroll cada vez mais determinado a provar que não está na Fórmula 1 somente pelos favores do pai. É verdade que Lance tem muito mais quilometragem no carro do que Sebastian, mas, hoje em dia, com os simuladores, essa diferença pode ser tirada sem necessariamente ir para a pista.
Com 53 vitórias, 57 poles e quatro títulos mundiais em 258 Grandes Prêmios, Sebastian ainda tem o benefício da dúvida na F1. Mas ele já está há 24 corridas sem vitória. Na Fórmula 1, a reputação de um piloto pode virar fumaça tão rápido quanto a sua glória ao obter a primeira vitória. Pior do que não ganhar corridas, é não mostrar comprometimento. Por isso, Vettel terá a sua hora da verdade em Ímola.