Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Parabólica

Sprint Race em Imola: o que muda para 2022?

A F1 tem em Imola a primeira Sprint Race do ano e busca agitar um pouco mais as coisas...

18 abr 2022 - 13h00
(atualizado às 20h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Largada da Sprint Race do GP de São Paulo
Largada da Sprint Race do GP de São Paulo
Foto: Red Bull Content Pool

A F1 volta à pista neste fim de semana para o GP da Emilia Romagna, a ser disputado no circuito Enzo e Dino Ferrari em Ímola (Itália). Um dos atrativos da prova é a realização da primeira das três Sprint Races previstas para este ano (as outras serão Áustria e São Paulo). Depois da experiência do ano passado, algumas mudanças foram feitas para tentar fazer a coisa cair no gosto do público...

O formato segue o mesmo: uma corrida de aproximadamente 100 km (21 voltas neste fim de semana) para a definição do grid para a prova de domingo, onde a ordem de largada segue o resultado do Segundo Treino de Sexta-Feira, que segue o modelo da classificação da corrida comum: Q1/Q2/Q3. Mas mudaram algumas coisas...

Quadro resumo da programação dos finais de semana da F1
Quadro resumo da programação dos finais de semana da F1
Foto: Regulamento Esportivo F1

- Pontuação: No intuito de tentar aumentar a ação na Sprint, a F1 decidiu expandir a pontuação. Ano passado, somente os três primeiros pontuavam. Agora, os 8 primeiros marcam pontos, na seguinte sequência: 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1.

- Pole Position: Para efeito de estatística, o tempo mais rápido do treino de sexta será considerado e não mais o vencedor da Sprint Race;

De resto segue o mesmo: o parque fechado já vale para o final do primeiro treino de sexta e a quantidade de pneus disponíveis cai em relação aos finais de semana normais, como exposto abaixo.

Distribuição dos jogos de pneus nos finais de semana
Distribuição dos jogos de pneus nos finais de semana
Foto: Regulamento Esportivo FIA

A F1 mudou a disposição para tentar movimentar um pouco mais as Sprint Races que ainda não caíram totalmente no gosto do pessoal. Vimos ter alguma ação no início e depois as corridas se tornavam “procissões”. A mais animada foi em Interlagos por conta da escalada de Hamilton e alguma briga entre as Ferrari. Fora isso, sem grandes emoções.

Para a categoria, esta seria uma forma de dar uma compensação aos promotores, promovendo mais um evento diferente para a situação. Tanto que a proposta da F1 este ano era ampliar para 6 etapas a realização das Sprint, o que foi categoricamente barrado pelas equipes, principalmente pela questão dos custos (embora elas possam ter uma folga no orçamento de US$ 150 mil em cada uma).

Aguardemos como isso vai se processar, pois, aparentemente, mesmo com estas modificações, não parece que levará a uma mudança de como os pilotos irão abordar a Sprint Race. No caso de Ímola, o fator que pode influenciar bastante é se a chuva prevista para a sexta-feira vier a aparecer, o que pode impactar na formação da largada para o sábado e repetir um quadro de Interlagos 2021...

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade