Sprint Race em Imola: o que muda para 2022?
A F1 tem em Imola a primeira Sprint Race do ano e busca agitar um pouco mais as coisas...
A F1 volta à pista neste fim de semana para o GP da Emilia Romagna, a ser disputado no circuito Enzo e Dino Ferrari em Ímola (Itália). Um dos atrativos da prova é a realização da primeira das três Sprint Races previstas para este ano (as outras serão Áustria e São Paulo). Depois da experiência do ano passado, algumas mudanças foram feitas para tentar fazer a coisa cair no gosto do público...
O formato segue o mesmo: uma corrida de aproximadamente 100 km (21 voltas neste fim de semana) para a definição do grid para a prova de domingo, onde a ordem de largada segue o resultado do Segundo Treino de Sexta-Feira, que segue o modelo da classificação da corrida comum: Q1/Q2/Q3. Mas mudaram algumas coisas...
- Pontuação: No intuito de tentar aumentar a ação na Sprint, a F1 decidiu expandir a pontuação. Ano passado, somente os três primeiros pontuavam. Agora, os 8 primeiros marcam pontos, na seguinte sequência: 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1.
- Pole Position: Para efeito de estatística, o tempo mais rápido do treino de sexta será considerado e não mais o vencedor da Sprint Race;
De resto segue o mesmo: o parque fechado já vale para o final do primeiro treino de sexta e a quantidade de pneus disponíveis cai em relação aos finais de semana normais, como exposto abaixo.
A F1 mudou a disposição para tentar movimentar um pouco mais as Sprint Races que ainda não caíram totalmente no gosto do pessoal. Vimos ter alguma ação no início e depois as corridas se tornavam “procissões”. A mais animada foi em Interlagos por conta da escalada de Hamilton e alguma briga entre as Ferrari. Fora isso, sem grandes emoções.
Para a categoria, esta seria uma forma de dar uma compensação aos promotores, promovendo mais um evento diferente para a situação. Tanto que a proposta da F1 este ano era ampliar para 6 etapas a realização das Sprint, o que foi categoricamente barrado pelas equipes, principalmente pela questão dos custos (embora elas possam ter uma folga no orçamento de US$ 150 mil em cada uma).
Aguardemos como isso vai se processar, pois, aparentemente, mesmo com estas modificações, não parece que levará a uma mudança de como os pilotos irão abordar a Sprint Race. No caso de Ímola, o fator que pode influenciar bastante é se a chuva prevista para a sexta-feira vier a aparecer, o que pode impactar na formação da largada para o sábado e repetir um quadro de Interlagos 2021...