Tsunoda instala simulador de F1 em casa em busca de melhora
Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, não está contente com o próprio desempenho. Piloto montou um simulador para praticar pilotagem dentro de casa
O japonês Yuki Tsunoda estreou na Fórmula 1 em grande estilo, com um 9º lugar logo de cara, deixando para trás nomes de peso, como Fernando Alonso e Sebastian Vettel, e impressionando o mundo da F1. Mas o conto de fadas durou pouco, e o desempenho do piloto caiu drasticamente nas etapas seguintes, quando cometeu erros em demasia e andou frequentemente em ritmo bem mais lento que seu companheiro de equipe Pierre Gasly.
Mas a AlphaTauri deu uma segunda chance para o novato e renovou seu contrato para 2022 – o que deixou ele próprio surpreso. Seguindo recomendação da equipe, Tsunoda
se mudou para próximo da sede do time, na Itália, em busca de melhorar a relação com engenheiros e mecânicos.
Mesmo assim, o desempenho de Yuki segue aquém do esperado, como ele próprio admite: “Nas últimas cinco corridas eu fui bem consistente, mas a performance e o ritmo não foram tão bons”, afirmou à Autosport.
Para solucionar o problema, Tsunoda adquiriu um simulador de ponta para se manter afiado mesmo quando estiver em casa. Mesmo sem ser um aparelho com a tecnologia dos oficiais das equipes, o piloto acredita que o equipamento pode ser muito útil em seu desenvolvimento: “Eu dei algumas voltas. Claro, não é a mesma coisa que estar em um simulador em tamanho real da Red Bull, que ainda não o mesmo que a vida real, mas é o mais realista que eu já tive”.
Na declaração, ele explicou como pode utilizar o aparelho para evoluir e praticar: “O principal benefício é aprender as pistas e manter a direção ‘afiada’”. Também posso revisar algo que tenha acontecido em uma corrida e posso praticar algum trecho específico”, contou o japonês. “Também posso simular um fim de semana, desde o primeiro treino livre até a classificação, baseado nos planos que meu engenheiro me passar”.
Tsunoda já está praticando para o GP da Turquia em seu novo simulador. A pista, aliás, é uma novidade para ele, que nunca correu por lá. Com base no que testou no aparelho, Yuki tem algumas percepções sobre o circuito de Istanbul Park: “Assumindo que esteja seco, parece ser uma pista bem desgastante fisicamente, com curvas como a Curva 8. Vai ser duro, mas estou ansioso para correr lá”.
O GP da Turquia acontece já no próximo final de semana, com corrida programada para domingo (10). Por enquanto, a previsão do tempo aponta alta probabilidade de chuva no sábado e no domingo. É bom que Tsunoda tenha simulado essa condição de pista em seu novo brinquedo...