Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Parabólica

Verstappen supera Hamilton e é pole na grande final da F1

Verstappen surpreende Hamilton e larga da pole na corrida decisiva da F1. Red Bull e Mercedes farão estratégias diferentes

11 dez 2021 - 11h19
(atualizado às 11h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Verstappen no pôr do sol dos EAU
Verstappen no pôr do sol dos EAU
Foto: Red Bull / Twitter

Max Verstappen dá o primeiro golpe no duelo final da temporada 2021. O melhor desempenho da Mercedes em voltas rápidas nos treinos livres e na primeira parte da classificação não valeu para o momento decisivo para definição do grid de largada. A Red Bull guardou seu melhor para o final e foi mais rápida no Q2 e no Q3.

Verstappen contou com ajuda do colega Sergio Perez, que lhe deu vácuo na reta, e fez uma volta imbatível no início do Q3. Hamiton cometeu um pequeno erro em sua primeira tentativa e, mesmo com uma volta limpa na segunda saída, não conseguiu superar o rival e largará em 2º. Bottas, que era um dos favoritos à pole, decepcionou e largará apenas em 6º.

Podemos esperar disputa na pista e na estratégia. A Red Bull optou por uma estratégia diferente da Mercedes e vai largar com pneus macios, diferente dos médios da equipe adversária. Sinal de que pode partir para duas paradas e usar o bom desempenho apresentado em simulações de corrida nos treinos livres para compensar o tempo de paradas.

Confira abaixo como foi a última classificação da temporada 2021 da Fórmula 1.

 Hamilton na classificação para o GP de Abu Dhabi
Hamilton na classificação para o GP de Abu Dhabi
Foto: Mercedes / Twitter

Hamilton e Mercedes sobram no Q1 

Verstappen foi o primeiro dos postulantes ao título a ir à pista. De pneus macios, ele fez uma volta de 1min23s680, melhor tempo até então. Hamilton veio logo depois e marcou 1min23s266, já superando o melhor tempo do fim de semana, que havia sido feito por ele mesmo no TL3. Bottas veio logo atrás de Hamilton e se colocou entre o colega e Verstappen, em 2º. Verstappen ainda deu outra volta e retomou o 2º lugar, todos separados por apenas 0s101. 

A seis minutos do fim, uma bandeira vermelha por um motivo banal: Mick Schumacher acertou um cone, que ficou no parado no canto da reta de largada. A sessão parou para que o objeto fosse retirado, mas prontamente retomada. 

No último minuto, a maioria dos pilotos voltou à pista. Hamilton subiu o sarrafo para 1min22s845, trazendo Bottas consigo, 0s272 atrás. Depois deles, a tropa da Red Bull: Verstappen, que não saiu para uma última tentativa, Perez, Tsunoda e Gasly – com Leclerc se intrometendo entre as AlphaTauri. 

Os eliminados no Q1 foram Nicholas Latifi, George Russell, Kimi Raikkonen (em sua última classificação na carreira), Mick Schumacher e Nikita Mazepin. 

Lando Norris surpreendeu e foi o 3º
Lando Norris surpreendeu e foi o 3º
Foto: McLaren / Twitter

Red Bull usa pneus macios no Q2 (e na largada) 

Os carros voltaram à pista assim que foi dada a autorização para início do Q2. Todos os principais pilotos calçando pneus médios. Hamilton passou primeiro, com o tempo de 1min23s185. Verstappen veio logo atrás, fazendo 1min23s189. Sim, apenas 0s004 de diferença. Bottas também entrou no mesmo décimo, 0s061 atrás do então líder Hamilton. 

A dupla da Ferrari colocou pneus macios, e Sainz superou o tempo de Hamilton, com 1min23s174. Lerclec também entrou no mesmo décimo. Com isso, Sainz, Hamilton, Verstappen, Leclerc e Bottas estavam separados por ínfimos 0s072. 

Na última saída de cada piloto, um caos de formou. Praticamente todos os carros se amontoaram para brigar por espaço na pista. Hamilton conseguiu melhorar o próprio tempo e retomar a ponta, com 1min23s135. 

Não por muito tempo: a Red Bull surpreendeu e colocou pneus macios em seus dois pilotos. Verstappen e Perez ficaram nos primeiros lugares. Isso os obriga a largar com os compostos macios, partindo para uma estratégia diferente da Mercedes, que sai de médios. 

O tráfego fez suas vítimas. Vettel, Alonso e Gasly ficaram na bronca. Os três foram eliminados no Q2, além de Stroll e Giovinazzi. 

Valtteri Bottas anda com os pneus médios na noite de Abu Dhabi
Valtteri Bottas anda com os pneus médios na noite de Abu Dhabi
Foto: Mercedes / Twitter

Verstappen domina no momento decisivo

Os 10 melhores saíram à pista prontamente para suas primeiras voltas no Q3. Verstappen foi o primeiro a fechar tempo, com 1min22s109. A Red Bull usou o vácuo de Sergio Perez para alvancar o holandês. Hamilton foi mal, e ficou meio segundo atrás do rival. Bottas, pior ainda, em 4º, atrás de Perez. Ele tinha ficado atrás também de Yuki Tsunoda, mas o japonês teve o tempo deletado por exceder o limite da pista na curva final.

Pressão sobre Hamilton e a Mercedes. Ele foi o primeiro a fechar volta, mas não superou o rival, ficando longos 0s371 atrás. Verstappen até tirou pé, ja com a pole garantida. Norris surpreendeu e ficou com o 3º posto, superando Perez, o 4º. Sainz ficou com o 5º melhor tempo. Bottas decepcionou e foi o 6º.

A 16ª pole da carreira de Verstappen, 10ª no ano e seguramente a mais importante delas. A corrida decisiva será no domingo (12), às 10h.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade