Vitória de Verstappen e pódio de Russel na não-corrida da F1
GP da Bélgica entra para a história por ser a etapa da F1 que não teve disputa, já que nenhuma volta plena foi completada
Max Verstappen venceu a corrida com o maior anticlímax da história. Mesmo sem ter dado nenhuma volta sob bandeira verde, o holandês foi declarado o vencedor do GP da Bélgica. Em segundo ficou George Russell, que conquistou seu primeiro pódio da categoria e o primeiro da Williams desde o GP do Azerbaijão de 2017. Lewis Hamilton completou o pódio, sendo o terceiro.
Foi uma corrida definida no sábado, ou uma não-corrida, já que quase todo o grid foi definido pelo resultado da classificação. Durante as quase quatro horas de indefinição, o que se viu foi um show de informações desencontradas, o que fez o público do autódromo e de casa, além da própria transmissão, não saberem o que iria acontecer.
Como começou
Após o forte acidente na classificação, Lando Norris foi liberado pelos médicos e viu sua equipe reconstruir o carro a tempo da largada. Classificado em 10º, o inglês ganharia uma posição por conta da punição de Bottas, mas também acabou sendo punido por conta da troca da transmissão de seu McLaren em decorrência da batida. Dessa forma, o piloto alinhou na 14ª posição.
E quase teve um abandono antes mesmo da prova começar. Sergio Perez bateu seu Red Bull na curva 6 e não conseguiu nem alinhar no grid. O carro foi levado para os boxes e, após muita discução entre equipe e comissários, o mexicano foi autorizado a largar do pit line. Dessa forma, a sétima posição ficou vaga no grid de largada.
Só que isso nem fez tanta diferença, já que a largada foi atrás do safety car por conta da quantidade de água que havia na pista. Além disso, a própria largada foi atrasada em 25 minutos, já que a chuva era muito forte.
Chuva e metade dos pontos
Com 25 minutos de atraso, os carros partiram atrás do safety car. Como as condições eram impraticáveis, a bandeira vermelha foi dada após duas voltas com o carro de segurança na pista.
E foram três horas de interrupção até os carros saírem novamente atrás do safety car. A decisão da direção de prova foi fazer uma corrida de apenas uma hora de duração, já que houve muito atraso para o começo da prova.
O problema é que a corrida foi interrompida novamente após 10 minutos de prova, com apenas quatro voltas disputadas atrás do carro de segurança. E esta foi a única ação da pista, já que a direção de prova optou por nem tentar voltar a corrida.
Dessa forma, Max Verstappen venceu, com Russell em segundo e Hamilton em terceiro. E como só quatro voltas foram computadas, toda a pontuação dos 10 primeiros colocados foi pela metade.
Com isso, Hamilton segue na liderança do campeonato, com 202,5 pontos. Verstappen está três pontos atrás, com 199,5 pontos. A próxima corrida será justamente na Holanda, já na próxima semana.