Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Festival de Gramado anuncia filmes selecionados

Apenas sete longas nacionais concorrerão ao Kikito em cerimônia que combinará evento televisivo e digital, devido à pandemia de coronavírus

18 ago 2020 - 19h12
(atualizado em 19/8/2020 às 09h45)
Compartilhar
Exibir comentários

A organização do Festival de Gramado anunciou nesta terça-feira (18/8) os filmes selecionados para sua edição de 2020, que será uma combinação de evento televisivo e digital, devido à pandemia de coronavírus.

"Todos os Mortos", de Caetano Gotardo e Marco Dutra, é um dos concorrentes ao Kikito
"Todos os Mortos", de Caetano Gotardo e Marco Dutra, é um dos concorrentes ao Kikito
Foto: Divulgação/Vitrine Filmes / Pipoca Moderna

A competição também se encolheu. Apenas sete longas nacionais concorrerão ao Kikito, o troféu competitivo do festival. São eles: Aos Pedaços, de Ruy Guerra, King Kong em Asunción, de Camilo Cavalcanti, Um Animal Amarelo, de Felipe Bragança, Por que Você Não Chora?, de Cibele Amaral, Todos os Mortos, de Caetano Gotardo e Marco Dutra, O Samba é Primo do Jazz, de Angela Zoé, e Me Chama que Eu Vou, de Joana Mariani.

Alguns desses filmes tiveram passagem por festivais internacionais antes da pandemia, como Um Animal Amarelo e Aos Pedaços, exibidos em Roterdã, na Holanda, e Todos os Mortos, em Berlim, na Alemanha.

Outras sete produções estrangeiras também disputam o prêmio latino-americano: o argentino El Silencio del Cazador, o colombiano La Frontera, o paraguaio Matar a un Muerto, o uruguaio El Gran Viaje Al Pais Pequeño, o chileno Los Fuertes, o boliviano Tu me Manques e o mexicano Días de Invierno.

Além dos filmes que disputam prêmios, o festival homenageará a cineasta Laís Bodanzky (Troféu Eduardo Abelin) e os atores Marco Nanini (Trofeu Oscarito, o mais tradicional do evento), Denise Fraga (Troféu Cidade de Gramado) e o uruguaio César Troncoso (Kikito de Cristal).

As novidades deste ano também incluem mudanças no time de curadores, com a entrada do apresentador Pedro Bial e da atriz argentina Soledad Villamil. Eles se juntam a Marcos Santuario, há nove anos no comando da seleção de Gramado. O outro curador habitual do festival, o jornalista Rubens Ewald Filho, faleceu no ano passado.

A 48ª do Festival de Gramado vai ocorrer entre os dias 18 e 26 de setembro, com sessões exibidas no Canal Brasil e disponibilizadas por 24 horas no aplicativo de streaming Canal Brasil Play.

Apenas a cerimônia de encerramento, com a entrega de prêmios deverá ser presencial, a ser realizada no Palácio dos Festivais, sem plateia e seguindo protocolos de segurança. Mas esse evento também deve ser exibido no Canal Brasil.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade