Bebê 'gigante' surpreende ao nascer com mais de 6 quilos em Minas Gerais
'Não imaginávamos que seria tão grande', diz médica obstetra responsável pelo parto
Um bebê chamado João Vitor nasceu na última terça-feira, 3 de abril, no Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA), em Caratinga, Minas Gerais, e surpreendeu a todos com suas impressionantes medidas. O menino chegou ao mundo com 6,266 kg e 59 cm e se tornou o maior bebê já nascido na instituição.
João Vitor não é o primeiro bebê da família a nascer com peso acima da média brasileira, que varia de 2,5 kg a 4 kg. Segundo a mãe, Maria José Mendes da Silva, seus dois filhos anteriores também nasceram grandes: o primeiro com 4,5 kg e o segundo com 4,9 kg.
Apesar de já ter experiência com bebês grandes, Maria José confessou ter se surpreendido com o tamanho de João Vitor. "Eu sentia a barriga bem grande e tinha dificuldade para me movimentar, mas não imaginava que ele seria tão grande", revelou.
O parto cesáreo foi realizado pela Dra. Valdênia Gomes, com o auxílio de uma equipe multidisciplinar composta pela Dra. Laura P. Ferraz, auxiliar Rosana Vieira, anestesista Dr. Paulo Tostes e pediatra Dr. Jonas Hintze Filho. Além disso, a mãe contou com o cuidado dos técnicos de enfermagem Nair Barbosa, Lilian de Oliveira, Cinthia Silva e Izadora Barbosa, e da enfermeira Kivia Dinelli.
A ginecologista e obstetra responsável pelo parto, compartilhou a surpresa da equipe com o tamanho do bebê e da placenta. "Ao iniciar a cirurgia, sabíamos que seria um bebê grande, mas não imaginávamos que seria tão grande. Outra coisa que nos surpreendeu foi o peso da placenta, que pesava 1,220 kg", relembrou a médica ao site oficial do hospital.
Macrossomia: um fenômeno raro
O nascimento de bebês com peso igual ou superior a 4 kg é conhecido como macrossomia. Essa condição pode ser resultado de fatores genéticos ou de uma predisposição da gestante ao diabetes.
Felizmente, tanto João Vitor quanto Maria José passam bem e se recuperam do parto.