Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A crítica já não é mais apenas contra quem usa plástico, mas também contra quem o recicla: a maior parte do plástico não é reciclável

15 abr 2025 - 15h10
(atualizado às 15h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

A poluição por plásticos é um problema realmente sério. Já falamos antes sobre como a proliferação de produtos feitos com esse material resultou na presença de micro e nanoplásticos — inclusive dentro do corpo humano. Uma das estratégias mais difundidas para tentar conter esse monstro é o reciclamento.

Infelizmente, um estudo publicado pelo Center for Climate Integrity revelou uma realidade desanimadora: todas essas décadas de esforço para reciclar não serviram para quase nada.

Segundo o relatório, intitulado O grande engano da reciclagem de plástico, a indústria do plástico alimentou a ilusão de que, ao separar suas embalagens, as pessoas estão ajudando o planeta. No entanto, as empresas sabem que a maioria desses materiais não é reciclável em escala industrial.

Uma promessa quebrada desde o início

Só no México, são produzidas 5,7 milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano. No entanto, de acordo com o Inventário Nacional de Fontes de Poluição Plástica, mais da metade desses resíduos é mal gerenciada.

Em escala global, apenas 9% dos plásticos são realmente reciclados. Ainda assim, desde o fim dos anos 1980, a imagem do reciclável tem sido fortemente associada ao consumo de plástico.

Segundo o relatório, nas últimas décadas foi promovida uma campanha "para enganar o público sobre a viabilidade da reciclagem do plástico". Davis Allen, do Center for Climate Integrity, afirmou que a indústria nunca teve a intenção real de reciclar, mas sim de "fazer as pessoas ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Imagens de satélite revelaram algo impressionante: a China está construindo o maior centro militar do mundo.

Ao tentar conter o carro elétrico barato, a Europa deixou de fora um detalhe: a China tem um atalho chamado Marrocos

O Japão tinha no México o aliado perfeito para encher os Estados Unidos de carros híbridos; mas isso está prestes a chegar ao fim

As tarifas já começam a cobrar seu preço — e o primeiro grande impacto foi no petróleo

A China marcou uma data para o maior feito de engenharia planejado a 36 mil km da Terra: sua estação solar espacial

Xataka
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade