A crítica já não é mais apenas contra quem usa plástico, mas também contra quem o recicla: a maior parte do plástico não é reciclável
A poluição por plásticos é um problema realmente sério. Já falamos antes sobre como a proliferação de produtos feitos com esse material resultou na presença de micro e nanoplásticos — inclusive dentro do corpo humano. Uma das estratégias mais difundidas para tentar conter esse monstro é o reciclamento.
Infelizmente, um estudo publicado pelo Center for Climate Integrity revelou uma realidade desanimadora: todas essas décadas de esforço para reciclar não serviram para quase nada.
Segundo o relatório, intitulado O grande engano da reciclagem de plástico, a indústria do plástico alimentou a ilusão de que, ao separar suas embalagens, as pessoas estão ajudando o planeta. No entanto, as empresas sabem que a maioria desses materiais não é reciclável em escala industrial.
Uma promessa quebrada desde o início
Só no México, são produzidas 5,7 milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano. No entanto, de acordo com o Inventário Nacional de Fontes de Poluição Plástica, mais da metade desses resíduos é mal gerenciada.
Em escala global, apenas 9% dos plásticos são realmente reciclados. Ainda assim, desde o fim dos anos 1980, a imagem do reciclável tem sido fortemente associada ao consumo de plástico.
Segundo o relatório, nas últimas décadas foi promovida uma campanha "para enganar o público sobre a viabilidade da reciclagem do plástico". Davis Allen, do Center for Climate Integrity, afirmou que a indústria nunca teve a intenção real de reciclar, mas sim de "fazer as pessoas ...
Matérias relacionadas
As tarifas já começam a cobrar seu preço — e o primeiro grande impacto foi no petróleo