Acre atinge nível 'perigoso' de poluição e aulas são suspensas
Escolas estaduais e municipais decretaram medidas de urgência até que o nível do ar volte à normalidade
A Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco (AC) suspendeu as aulas no município nesta terça-feira, 3, após o Estado ter atingido o nível "perigoso" de fumaça. A classificação do nível do ar varia entre "Bom", "Moderado", "Insalubre para grupos sensíveis", "Insalubre", "Muito insalubre" e "Perigoso", sendo este último o mais alarmante. O decreto de emergência municipal suspende as aulas até a próxima sexta-feira, 6.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Entre as unidades que ficarão fechadas estão escolas de ensino infantil, fundamental e creches. Ao menos 22 mil estudantes estão sendo afetados pela suspensão das atividades.
A capital do Acre tem mantido níveis alarmantes de fumaça e está entre as mais poluídas do País até o momento, ultrapassando 700 microgramas por metro cúbico de poluição. A título de comparação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece o nível de normalidade do ar no valor de 15 microgramas por metro cúbico.
Em relação às aulas da rede estadual, o secretário de Educação e Cultura do Acre, Aberson Carvalho, decretou a suspensão temporária das atividades que envolvem apenas atividades físicas. Desta forma, as aulas teóricas não serão afetadas. A medida será mantida até que o nível do ar volte ao normal.
"Apesar da presença de fumaça oriunda das queimadas, decidiu-se manter as aulas teóricas nas escolas da rede estadual de ensino. A medida administrativa visa garantir o cumprimento do calendário escolar e evitar atrasos que possam prejudicar os alunos nas provas avaliativas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), até ulterior deliberação", afirmou em nota.