Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Adeus, primavera: Primeiro fim de semana de verão deve ser de temporais em boa parte do Brasil

A estação mais quente do ano começa oficialmente às 6h20 de sábado, 21

20 dez 2024 - 08h31
Compartilhar
Exibir comentários
Primeira semana de verão deverá ter temporais
Primeira semana de verão deverá ter temporais
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Faltam menos de duas semanas para o ano acabar e o verão já dá as boas-vindas ao Brasil oficialmente no sábado, 21, às 6h20. A estação mais quente do ano, no entanto, promete um clima um pouco diferente desta vez. Sem o El Niño, a previsão é de que o período não seja tão quente e as chuvas devem aparecer com mais frequência já no primeiro fim de semana. 

No lugar do calorão e do céu aberto, os primeiros dias de verão prometem temporais em boa parte do País. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), algumas áreas do Brasil podem ter até 100 milímetros de chuva, com ventos de até 100 km/h.

As regiões mais afetadas com as preciptações nos próximos dias serão o Sudeste e Centro-Oeste. De acordo com o Climatempo, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais deverão apresentar um maior volume de chuvas. 

Na mesma lista, estão o sul de Goiás, o sul de Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. Fora do Sudeste e do Centro-Oeste, o norte do Paraná também faz parte das regiões que deverão enfrentar temporais neste fim de semana. 

No Norte do País, a chuva também dá as caras e quem deve receber um maior volume é o estado do Amazonas. No entanto, o clima chuvoso promete se despedir já no domingo, 22. Isso porque os temporais devem perder força no centro-sul do Brasil.

Descubra quais são os países que mais poluem do G20 Descubra quais são os países que mais poluem do G20

Em contrapartida, as temperaturas se manterão mais amenas. Uma frente fria deve avançar na região, em especial no norte do Rio do Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Goiás e Distrito Federal também podem ser atingidos.

Verão menos 'calorento' e mais chuvoso

O clima chuvoso das primeiras 24 horas de verão define bem como será o período em 2025. Com início às 6h20 de sábado, 21, e fim previsto para 20 de março do ano que vem, a estação não deverá ser marcada por grandes ondas de calor.

De acordo com o Climatempo, a falta do El Niño pode explicar o verão 'atípico'. O fenômeno, que foi o principal responsável por manter a atmosfera aquecida no ano passado, não acontecerá nos próximos meses.

Por isso, os brasileiros podem ficar mais tranquilos em relação as temperaturas durante toda a estação: não teremos recorde de calor. Finalmente, as ondas quentes, que marcaram o verão passado, não deverão se repetir.

Estação também terá sol e céu aberto, mas temperaturas serão mais amenas
Estação também terá sol e céu aberto, mas temperaturas serão mais amenas
Foto: Getty Images

O céu aberto e o sol característicos da estação ainda são previstos para dar as caras em todo o Brasil durante os meses de verão. No entanto, o calorão deve dar lugar ao tempo instável e às chuvas repentinas e volumosas, principalmente no Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste.

Já a região Sul e parte do Norte deverão enfrentar temperaturas elevadas, com alguns dias com calor acima do normal, mas sem recordes previstos. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade