Alces estão morrendo no Canadá e hábito inusitado é apontado como causa
Autoridades ambientais estão preocupadas com os riscos à espécie
As autoridades canadenses estão preocupadas com as frequentes mortes registradas entre os alces - animal típico do país. De acordo com levantamento divulgado pela agência Parks Canada, pelo menos quatro alces morreram no último ano devido a um hábito inusitado.
Ocorre que, durante o inverno canandense, de dezembro a março, alces costumam se aproximar de estradas para lamber pneus de carros parados. Segundo as autoridades, os animais são atraídos pelo sal que é colocado nas ruas para ajudar a derreter a neve e melhorar a condução do veículo.
O hábito pode parecer inofensivo, mas isso leva alces para vias de movimento, aumentando as chances de serem atropelados por carros e outros veículos.
Por que alces são atraídos pelo sal?
No verão, os alces tem a disposição muitos minerais na vegetação e no ecossistema, porém, durante o inverno, eles encontram com maior facilidade alguns desses elementos no sal que resvala nos pneus de carros. Com isso, lamber pneu pode acostumá-los a parar em estradas, o que pode gerar acidentes.
A maioria dos casos, segundo a agência, foi registrada no Parque Nacional Jasper, localizado na cidade de Alberta.
“Parece muito engraçado. Não há problema em rir disso, desde que as pessoas dirijam com responsabilidade e façam o que é melhor para a vida selvagem. A Parks Canada entende que ver esses animais selvagens é um verdadeiro destaque para muitas pessoas, mas pedimos às pessoas que não parem para que os alces não se acostumem a lamber o sal dos carros”, disse Tracy McKay, porta-voz da agência, em comunicado à imprensa.