Antes e depois: imagens de satélite mostram destruição causada por enchente no RS
Pontos do Estado foram tomados pelas águas, conforme registros do satélite Amazônia 1, do Inpe
Imagens da destruição causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul foram registradas pelo satélite Amazônia 1, operado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostrando um comparativo entre como era a região antes e depois.
As imagens obtidas pelo Terra mostram pontos de Porto Alegre, Novo Hamburgo e Vale do Taquari, bem como a bacia dos rios Soturno, Jacuí e Jacuizinho.
É possível ver o contraste entre o dia 20 de abril, antes das enchentes, e o dia 6 de maio, quando centenas de cidades foram tomadas pela água da cheia dos rios e dos temporais. Neste domingo, 5, o governo federal decretou estado de calamidade no Estado.
O Vale do Taquari é uma das áreas mais afetadas pela tragédia. A região tem mais de 40 cidades, e pelas imagens de satélite, é possível ver alguns municípios que sofreram as consequências das cheias. Devido ao aumento do volume dos rios após dias de temporais, a água invadiu as cidades próximas, provocando estragos.
Veja a seguir o antes e depois das regiões do Rio Grande do Sul afetadas pelas enchentes.
Em um novo boletim divulgado na manhã desta terça-feira, 7, a Defesa Civil do Estado confirmou 90 óbitos, e quatro são investigados. Mais de 1,3 milhão de pessoas foram afetadas pela tragédia climática.
O número de municípios atingidos também aumentou, passando de 385 para 388 cidades. No total, também foram contabilizadas 48.147 pessoas em abrigos, 155.741 desalojados e 361 feridos.