Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Após alagamentos e transtornos, SP tem alerta de chuva forte nesta quinta e sexta

Defesa Civil montou gabinete de crise e monitora situação em todo o estado. Capital teve ruas alagadas e quedas de árvores durante temporal na quarta, 25

26 dez 2024 - 09h44
(atualizado às 09h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Pedestres enfrentam chuva forte na Avenida Paulista, na região centro-sul da cidade de São Paulo (SP), na tarde desta quarta-feira, 25 de dezembro de 2024.
Pedestres enfrentam chuva forte na Avenida Paulista, na região centro-sul da cidade de São Paulo (SP), na tarde desta quarta-feira, 25 de dezembro de 2024.
Foto: CRIS FAGA/DRAGONFLY PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A tarde do Natal foi marcada por temporal, alagamentos e quedas de árvores na capital paulista e em outras regiões do estado de São Paulo. Nesta quinta-feira, 26, a previsão é de mais chuva. A Defesa Civil montou um gabinete de crise presencial e irá monitorar a situação nas próximas 48 horas.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências, da Prefeitura de SP, a chegada de uma frente fria ao estado, associada ao canal de umidade da região centro-norte do País, vai provocar volumes expressivos de precipitação em especial nesta quinta e sexta-feira, 27.

Nessas condições de chuva forte, alerta-se para a formação de alagamentos intransitáveis, transbordamentos de rios e córregos, quedas de árvores, por conta de eventuais rajadas de vento, bem como desabamentos e deslizamentos de terra em áreas consideradas de risco.

O alerta foi baseado em análises do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), "que identificou um cenário de Risco Hidrológico ALTO, com condições meteorológicas adversas e deslocamento de áreas de instabilidade, elevando o potencial de enxurradas e inundações na região de Campinas."

O objetivo principal do aviso, segundo a Defesa Civil, é de informar a população sobre o risco e possibilitar que os moradores da região tenham tempo para tomar medidas preventivas que possam reduzir os possíveis danos causados em decorrência das chuvas.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade