Após apagão em SP, Inmet emite novos alertas de tempestade para o Brasil; veja previsão
Tempo deve seguir encoberto na maior parte do país, com chuvas intensas no Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul
São Paulo deve enfrentar uma nova tempestade, após um temporal deixar mais de 2 milhões de moradores da capital sem energia elétrica na última sexta-feira --cerca de 100 mil pessoas ainda seguem no escuro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram emitidos mais dois alertas de risco de tempestade para os próximos dias, até o fim de semana para o Estado. No interior paulista, há um alerta de "perigo potencial" para chuva e vendaval até quinta-feira, 17.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Nesta semana, os locais mais críticos estão em Goiás, Mato Grosso, partes de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. O Inmet alerta para ventos de até 100 km/h e mais chuva, com pancadas de até 60 milímetros por hora. As condições oferecem um risco maior para quedas de árvores e cortes de energia elétrica.
Em São Paulo, ainda há risco de tempestades nesta semana, na parte norte e oeste do Estado. Isso inclui as regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Bauru. Até o fim da quinta-feira, há possibilidade de "chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, ventos intensos (de 40 a 60 km/h), e queda de granizo", diz o Inmet. Já na capital paulista, não há alerta de risco climático.
Previsão de chuva
Além de São Paulo, outros nove estados estão sob alerta de tempestades nesta semana, que começou chuvosa na maior parte do país. Áreas que foram afetadas pela seca extrema devem receber chuva, segundo a previsão feita pelo MetSul.
Apesar da maior parte do Nordeste continuar sem chuva, há um aumento da precipitação em parte da região, principalmente no oeste da Bahia e no sul do Maranhão e Piauí. Já no Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, a semana deve ser de muito sol e pouca chuva, apenas em pontos isolados.
Na região Norte, as chuvas acontecem com maior intensidade no sul e oeste do Amazonas. Pará, Acre e Rondônia também devem receber chuvas.
No Centro-Oeste, há previsão de instabilidade em todos os estados, com tempestades mais intensas previstas especialmente em Goiás.
Na região Sul, as chuvas devem ficar concentradas no Paraná. Partes de Santa Catarina e Rio Grande do Sul têm previsão de volumes baixos de chuva nesta semana.
Alertas de tempestade
O Inmet emitiu um alerta de tempestades para 10 estados: Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.
As chuvas devem atingir 20 a 30 milímetros por hora no Norte, Sudeste e Sul, ou até 50 milímetros por dia. Os ventos chegam a 60 km/h. No Centro-Oeste e algumas regiões do Sudeste, as chuvas devem oferecer mais riscos, com acumulados de até 100 milímetros por dia, e ventos de até 100 km/h.