Ao parar de comer carne, ele trocou de profissão e passou a ganhar para promover veganismo
Fabio Chaves, do interior de São Paulo, cria conteúdo sobre esse nicho e se torna um dos principais nomes da internet no movimento
Fabio Chaves, 41, se tornou vegano há 17 anos e fez dessa transformação o seu ganha-pão. "Meu trabalho no dia a dia é basicamente fazer propaganda de produtos e serviços ligados à causa que eu divulgo", explica em entrevista a Planeta. Assista ao vídeo acima.
Veganos são pessoas que adotam um estilo de vida que exclui qualquer ingrediente de origem animal, como carnes, ovos, leite e derivados. Elas também evitam usar couro no vestuário e mobiliário, produtos de beleza testados em coelhos e ratos, por exemplo, e até boicotam atividades que envolvam entretenimento com animais, como passeios a cavalo, zoológicos e aquários.
"Eu me tornei vegano entre 2006 e 2007 e queria falar para as pessoas sobre aquilo que eu estava descobrindo a respeito desse movimento, o que eu achava importante saberem. Então, criei um blog", diz Fabio sobre o início de sua carreira como influenciador digital em um momento em que esse termo ainda era muito pouco utilizado.
Ele explica que posteriormente a sua página se transformou em um portal, batizado de Vista-se. "Eu fiquei muitos anos apenas escrevendo, mas, em 2016, percebi que precisava gravar vídeos, porque as pessoas estavam consumindo muito mais vídeos do que artigos escritos", comenta ao contar que atualmente grava praticamente todos os dias.
Antes de se tornar vegano, o youtuber trabalhava como webdesigner e esteve em diversas agências de publicidade e em grandes empresas. Por isso, ter criado um site para impulsionar esse estilo de vida foi natural para ele. "Gosto muito de trabalhar com internet e é assim que eu vivo desde então".
Hoje, ele conta com centenas de milhares de seguidores nas redes sociais – especificamente mais de 380 mil inscritos no YouTube, 80 mil no Instagram e 50 mil no TikTok.
Trabalhando pelos animais
"A importância do projeto ficou clara para mim desde os primeiros meses. Na época, tinha o Orkut como principal rede social e as pessoas retornavam bastante. Havia muita gente ali querendo descobrir sobre vegetarianismo e veganismo", diz.
O influenciador explica que "a ficha realmente caiu" quando estava em um evento. Uma pessoa chegou até ele e começou a chorar, dizendo o quanto o conteúdo criado havia impactado a sua vida.
"Eu percebo que não é como se eu fizesse conteúdo a respeito de pintura de parede de casa, por exemplo. A pessoa não muda profundamente a vida dela por conta de um conteúdo assim, mas quando é algo que muda a sua alimentação –e muitas vezes o jeito da pessoa olhar para o mundo e para os outros animais– é bastante profundo".
Fabio Chaves, influenciador digital
O reconhecimento de transformar vidas humanas é interessante, mas o influenciador diz que não há nada mais importante no seu trabalho do que conseguir ajudar os animais.
Desafios de percurso
No início do canal, como "não sabia nada", nem como gravar e nem como editar, Fabio passou por alguns desafios. Enquanto hoje, ele comenta que a sua maior dificuldade é comercial: "tudo isso tem que se manter de alguma forma". Por isso, ele busca constantemente firmar parcerias com empresas que tenham produtos ou serviços veganos que precisem ser divulgados. Hoje, ele trabalha em tempo integral para as suas plataformas digitais
Por ser um assunto que mexe muito com as pessoas, é natural receber comentários de haters, mas isso não é um problema para o influenciador. "Eu acho que era até para eu ter mais. Muita gente se sente ofendida quando um vegano fala que não é certo comer carne".
Não se esqueça de dar o play no vídeo.