Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conheça o 'AlertaBlu', sistema de monitoramento de chuvas que virou exemplo nacional

Após casos recorrentes de enchentes em Blumenau (SC), Defesa Civil do município criou iniciativa para lidar com crises

2 ago 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Conheça o ‘AlertaBlu’, sistema de monitoramento de chuvas que virou exemplo nacional
Conheça o ‘AlertaBlu’, sistema de monitoramento de chuvas que virou exemplo nacional
Foto: Reprodução/AlertaBlu

Uma iniciativa de Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, se tornou referência nacional no monitoramento, previsão e alerta de risco de enchentes, deslizamentos e enxurradas. O AlertaBlu existe desde 2011 e é um dos cases de sucesso do município. 

Blumenau possui um longo histórico com inundações. Banhada pelo Rio Itajaí-Açu, a cidade já passou por mais de dez enchentes apenas nos últimos dez anos, segundo dados do município. A última foi registrada em maio deste ano. Algumas foram bastante arrasadoras e preocuparam todo o Brasil, como as de 1983-1984, 2008 e 2011. 

Para evitar que o cenário de tragédia se repetisse, nasceu o Alerta Blu. O município se inspirou em sistemas de alertas da administração pública que emitissem informações precisas e específicas para a população, como o Alerta Rio, do Rio de Janeiro.

Através do sistema, o morador consegue acessar avisos sobre o nível do rio, situação das barragens locais e orientações sobre como se preparar para possíveis desastres naturais. A plataforma pode ser acessada pelo site ou aplicativo.

Enchente de outubro de 2023
Enchente de outubro de 2023
Foto: Reprodução/GovSC

Como funciona?

Ao Terra, o secretário de Defesa Civil de Blumenau, Carlos Olímpio Menestrina, explicou que a iniciativa é gerida por uma diretoria de meteorologia, que faz parte do órgão. Eles são responsáveis por fazerem as análises dos dados observados pela rede de estações e, através dos modelos numéricos de previsão do tempo, verificam os cenários previstos para os dias que estão por vir. 

"Caso este servidor identifique um cenário de risco hidrometeorológico, tais como chuva persistente e volumosa, temporais, vendavais, chuva intensa em curto espaço de tempo, entre outros, ele informa o diretor e este, aos demais na cadeia de hierarquia da Defesa Civil Municipal e então, mediante avaliação conjunta do cenário, são emitidos os primeiros avisos meteorológicos à população", detalha.

Para disseminar os avisos e, posteriormente, os alertas à medida que a chuva se aproxima de Blumenau, são utilizados, principalmente, o site, o aplicativo e a plataforma IDAP(SMS - 40199). 

Através do sistema, o morador consegue acessar avisos sobre o nível do rio, situação das barragens locais e orientações por meio de site e aplicativo e se preparar para possíveis desastres naturais.
Através do sistema, o morador consegue acessar avisos sobre o nível do rio, situação das barragens locais e orientações por meio de site e aplicativo e se preparar para possíveis desastres naturais.
Foto: Reprodução/AlertaBlu

De acordo com Menestrina, devido ao sucesso do AlertaBlu, a Defesa Civil de Blumenau é frequentemente procurada pelas instituições do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), municipais e estaduais, e também por órgãos da esfera civil.

Resultados do AlertaBlu

O secretário detalha que, desde 2021, o serviço é reconhecido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional como uma "boa prática". A população da cidade, de 361,2 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é prova disso. 

"As informações geradas pela equipe da Defesa Civil são bem aceitas por boa parte da população e isso é evidenciado no crescimento do acesso às informações ao longo dos últimos anos", explica o secretário. 

De acordo com dados da Defesa Civil, desde 2018 até 2023 as visualizações do site do AlertaBlu triplicaram, totalizando mais de 28,4 milhões de acessos. O mesmo vale para o aplicativo, que dentro deste mesmo período teve 104,5 mil downloads. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade