Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conheça o lubrificante íntimo comestível à base de plantas

Produzido à base de infusão do jasmin, cravo-da-índia e marapuama em óleos vegetais e essenciais, o Lub promete prevenção do ressecamento

31 jul 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Marcella Boneder criou formulação própria para lubrificante íntimo e produtos naturais
Marcella Boneder criou formulação própria para lubrificante íntimo e produtos naturais
Foto: Divulgação/Fitō Cosmética

A busca por produtos mais naturais tem se popularizado no mercado, e isso não é diferente quando se trata de produtos que ajudam na hora 'H', afinal, a relação íntima faz parte da vida de qualquer adulto. Diferentemente dos que usam ingredientes químicos, os lubrificantes à base de plantas são formulados com substâncias menos nocivas à saúde, e podem tornar o momento ainda mais prazeroso. 

Essa é a proposta do Lub, um lubrificante botânico, da Fitō Cosmética. Segundo a CEO da marca, a publicitária Marcella Boneder, ele contribui para prevenção do ressecamento íntimo e tem potencial afrodisíaco, justamente por sua formulação. 

"Cheguei no jasmim, que é maravilhoso, ele ativa muito os feromônios, ele imita os feromônios, né? Então, ele ativa a libido feminina. O cravo-da-índia tem potencial afrodisíaco. Há milhares de anos ele já vem sendo usado para isso, tem esse saborzinho quente, especiado, que também eleva a libido. Eu descobri a marapuama, conhecida como viagra do índio. Da região norte-amazônica, a marapuama é a entrecasca de uma árvore que é utilizada em forma de chás, fitoterápicos, tem até cápsulas", explica a criadora da marca. 

Ao Terra, Marcella conta que a Fitō nasceu por causa do lubrificante, criado a partir das histórias que ouvia sobre o potencial canábico para produtos íntimos. Ela, que já usava óleo de coco para esse fim, passou a produzir e dar para as amigas experimentarem. 

Os feedbacks foram bons e todo mundo pedia para ela vender. No entanto, o comércio de produtos canábicos não é legalizado no Brasil. A partir disso, ela começou a pesquisar sobre plantas com potencial medicinal e afrodisíaco. 

"E foi assim que abriu esse universo de trabalhar com extrações de plantas medicinais, para ser absorvida pela pele. Como eu não sou uma pessoa dos chás, não tenho esse hábito, então, vinha estudando fitoterapia já há muitos anos, e entendi que, pra mim, o grande lance são essas extrações em óleos", aponta. 

Fórmula a partir do quintal de casa

Enquanto pesquisava e se municiava de informações sobre esse mundo fitoterápico, lá em 2020, Marcella plantou um jardim de ervas medicinais em sua casa. Colhia, desidratava e extraía para criar a sua alquimia. Com técnica própria, foi produzindo seus extratos e misturando-os com óleos e manteigas vegetais para testar. 

Foi nesse momento que percebeu que só com plantas, em diferentes formatos de extração, se tinha uma "eficiência brutal" em vários de seus produtos, além do Lub, como o hidratante labial, os óleos corporal e facial e desodorante, entre outros. 

Marca possui também óleos facial e corpora, e hidratante labial
Marca possui também óleos facial e corpora, e hidratante labial
Foto: Divulgação/ Fitō Cosmética

As amigas e pessoas próximas foram testando e se encantando com a eficácia, eficiência, sensação e aroma, conforme menciona. No lubrificante, principalmente, quando foi levar para a fábrica, precisou fazer um grande movimento para terceirizar a produção, mas com os extratos que criou. 

"Eu não confio em extrato da indústria. Não sei o que eu estou comprando, como foi plantado, se tem agrotóxico, como foi desidratado, como foi extraído. Eu não sei qual é o veículo que foi extraído, eu não tenho nenhuma informação dessas", pondera. 

Foi então que chamou a Oleicos, uma empresa de óleos amazônicos para fins cosméticos, que trabalha com manejo sustentável da floresta, por meio de parceiros comunitários extrativistas. Os insumos são produzidos por eles e comprados pela Fitō. 

Textura que dá gosto

Além da infusão do jasmin, cravo-da-índia e marapuama em óleos de girassol, gergelim, semente de uva, coco e abacate, o Lub também tem óleos essenciais de ylang ylang e laranja doce, e vitamina E. A textura é bem fluida, gostosa e nada pegajosa, trazendo conforto para aquele momento gostoso. 

O lubrificante pode ser usado de várias formas: como óleo de massagem para o corpo todo, perfeito para as preliminares e para a hora 'H'. Também pode ser utilizado diariamente no pós-banho, para o cuidado das mucosas íntimas. Por ser à base de óleo, é indicado que o preservativo seja de outro material que não o látex, por não ser compatível. 

"Ele é muito bom para preliminares, tanto no masculino, no feminino, e ele é maravilhoso para o uso interno também, muito. Eu tô com uma proposta muito pesada nesse produto, para falar com mulher na menopausa e no pós-menopausa também. Eu fui descobrir, apenas com 48 anos, que um terço, é uma a cada três mulheres, desenvolvem atrofia vaginal. Como que a gente não ouve falar?", questiona. 

O lubrificante íntimo é um dos tratamentos para esse tipo de atrofia e ressecamento, segundo a publicitária.

"Melhora a elasticidade da mucosa, da pele. Então devolve vida, brilho. Eu só recebo agradecimentos, porque as pessoas vêm falar que resolveu o ressecamento, resolveu a vida sexual", finaliza. 

O Lub é dermatologicamente testado, e pode ser encontrado no site da marca, assim como os demais produtos. As embalagens da Fitō Cosmética são livres de plástico, em comunhão com a sustentabilidade pregada pela marca. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade