Designer de interiores dá vida nova a móveis e objetos encontrados em caçamba
Com mais de 5 milhões de seguidores em suas redes sociais, Ráisa Guerra ensina como decorar a casa reaproveitando o que foi descartado
A designer de interiores e criadora de conteúdo Ráisa Guerra, nome por trás do perfil Mania de Decoração, vem, desde 2012, ressignificando objetos e móveis descartados, dando a eles um novo propósito e os transformando em itens de design. Hoje, ela acumula mais de 5 milhões de seguidores nas suas redes sociais. Só no Instagram são 3 milhões de pessoas acompanhando o seu conteúdo. Assista ao vídeo acima.
“Quando eu me formei [em jornalismo], me mudei para um apartamento bem antigo e decorava da forma que eu conseguia. Eu decidi fazer um blog, chamado Mania de Decoração, para compartilhar as minhas ideias, com os meus amigos, do que eu estava criando para decorar a minha casa de uma forma mais acessível”, conta Ráisa sobre o início de tudo.
O seu trabalho começou principalmente com artesanato. Com o tempo, foi se interessando por marcenaria e pelas ressignificações de móveis descartados. “Foi um desafio de criatividade que eu mesma me coloquei. Eu me divirto muito com isso. Com a criatividade, a gente consegue mudar o nosso ambiente, a nossa casa e, inclusive, o mundo”, explica.
Hoje, além do sucesso nas redes sociais, onde explica em tutoriais práticos como decorar um ambiente de maneira simples, única e sustentável. O Mania de Decoração também tem parceria com diferentes lojas.
Sustentabilidade
“O descarte, no que aquilo vai se transformar depois, é algo que precisa ser muito bem pensado, até mesmo desde o começo da produção”, diz Ráisa. Ressignificar móveis é uma saída para diminuir o excesso de lixo, acúmulos nos aterros, além de cooperar com o meio ambiente e estimular a produção própria. Quem não gosta de decorar a casa com móveis únicos, lindos e baratos?
“Eu acredito que essa segunda chance, esse segundo olhar, usando a criatividade para mudar o mundo, nesse sentido de reaproveitar, é essencial para o mundo que a gente quer deixar para as futuras gerações, para o mundo que a gente quer viver”, explica a designer.
Conquistas
Ráisa já foi vencedora na categoria de Voto Popular, no Prêmio Salão Design, a maior premiação de design mobiliários do Brasil e um dos maiores da América Latina, mas, para ela, a sua maior conquista é ouvir das pessoas: “eu amei aquela ideia, eu fiz na minha casa. É saber que continuo seguindo o meu objetivo inicial e tô fazendo a diferença na vida das pessoas”.
Assista ao vídeo da entrevista acima.