Marca de bolsas cria design com sacolas de supermercado e vira moda
A Vaique também reaproveita lonas usadas em obra para isolamento de pintura, plástico bolha e involucros diversos para criar acessórios
A Vaique, marca de bolas e outros acessórios criada pelo designer Leonardo Jarlicht, do Rio de Janeiro (RJ), surgiu no final da pandemia de covid-19 como uma forma de aproveitar a grande quantidade de descartes de embalagens. Nas palavras do fundador, a empresa é “um laboratório de materiais que usa o design circular para o desenvolvimento e a criação de materiais não convencionais”.
Leonardo é formado em desenho de produto industrial pela PUC do Rio de Janeiro (RJ). Ao longo da faculdade, tomou contato com o desenvolvimento de materiais não convencionais, ligados especialmente à reciclagem. A Vaique, então, surge ao final de sua graduação como uma marca que apresenta novas alternativas e soluções a esses materiais.
A principal linha de criação são as superfícies produzidas a partir da reciclagem e do reaproveitamento de sacolas de supermercados, e outros tipos de plásticos, como o bolha e as lonas usadas em obras para isolar a pintura.
Segundo Leonardo, esse é um tipo de material que não costuma ser reaproveitado dentro de uma cadeia de reciclagem, sobretudo por causa de seu peso e volume, que não compensam a coleta. “Em comparação à reciclagem tradicional, conseguimos cortar etapas e, ao longo do processo, economizar tempo, energia e água", diz.
"Tradicionalmente, para se reciclar um 1kg de plástico, utiliza-se cerca de 100 litros de água; nós, por exemplo, usamos apenas 1 litro”, conta Leonardo. Para cada produto criado, a empresa aproveita em média 80 sacolas plásticas de supermercado.
Além do produto final, a marca mantém uma grande rede de parceria: “Mapeamos toda a relação do lixo plástico que é descartado no Rio de Janeiro. Temos parceiros como pólo têxtil, galerias de arte, escolas, construtoras, catadores e costureiras”.
A metodologia de criação segue os passos do design circular, que é uma maneira de fazer com que o processo seja ambientalmente responsável –desde os métodos e insumos escolhidos até a possibilidade de reciclagem no pós-uso.
Leonardo reflete, no entanto, que a escolha pela sustentabilidade ambiental é uma longa trajetória que precisa ser aperfeiçoada a cada dia. “O 100% sustentável é um norte. Ainda que não alcancemos, mostramos o que pode ser feito a partir da sustentabilidade. A Vaique quer principalmente provocar mudanças de comportamento no consumidor”.
Apesar de ser uma marca relativamente nova, a Vaique já foi convidada a participar da importante Semana de Design de Milão, em 2023. Além disso, com um olhar atento você consegue ver várias pessoas, principalmente as mais ligadas à moda e ao design, usando as bolsas tanto em São Paulo (SP) quanto no Rio de Janeiro (RJ). Sem contar, é claro, os influenciadores que ajudaram a popularizar os acessórios.