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Para evitar plástico, marca brasileira cria sabonete líquido em lata que parece bebida

Reciclagem do alumínio chega a quase 100% no país e é escolha mais sustentável do que os frascos de plástico ou de vidro dos sabonetes

21 ago 2024 - 04h00
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Já viu sabonete em lata? Embalagem é alternativa mais sustentável:

"A indústria dos cosméticos produz mais de 120 bilhões de embalagens ao ano. Sendo que a maioria é justamente composta pelos plásticos descartáveis de uso único", explica Maisa Valfré, fundadora e diretora criativa da Niul, uma marca de cosméticos sustentáveis focada principalmente em sabonetes líquidos. 

Com o objetivo de desenvolver soluções de baixo impacto ambiental, a empresa foi fundada a partir da vontade de mudar a forma como o mundo consome, repensar os ciclos dos produtos e trazer consciência e responsabilidade ambiental em um negócio lucrativo: "A nossa ideia surgiu da vontade de reduzir ao máximo o uso de plástico na rotina".

"Apenas 9% de todo plástico do mundo é reciclado", diz Maisa, ao ressaltar que a Niul é a primeira marca brasileira de cosméticos em lata, que é uma embalagem 100% e infinitamente reciclável –o que significa que o alumínio não perde qualidade a cada vez que é reciclado, como acontece com o plástico, por exemplo. Outro benefício é que o ciclo do produto é rápido: "Para reciclar uma latinha, leva no máximo 60 dias", finaliza. 

Segundo dados da WWF Brasil, o país é o quarto do mundo em geração de resíduos plásticos e apenas 1,3% é reciclado, o que significa que das 11,3 milhões de toneladas produzidas, apenas 145 mil são recicladas. Bem abaixo da média global. Por outro lado, o alumínio é praticamente 100% reciclado no Brasil, que é o país que mais recicla o material no mundo.

Fonte: Redação Planeta
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