Boi se abriga em altar de igreja durante as enchentes no RS; veja vídeo
Animal foi resgatado no Santuário da Assunção, em Taquari, e está bem
As imagens de animais precisando de resgate durante as enchentes que atingem o Rio Grande do Sul vêm circulando nas redes sociais. Recentemente, houve uma mobilização para salvar um cavalo ilhado em um telhado em Canoas. Em Taquari, pouco mais de 110 km dali, um boi tentou se abrigar no altar do Santuário da Assunção. O vídeo mostra o animal tentando se salvar em meio à destruição deixada pela força da água no local.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Gravado por um morador da região, o registro comoveu a internet. Durante o vídeo, a pessoa que grava narra o que encontrou na igreja. "Olha o estado que ficou a santinha dentro do Santuário (...) O mais impressionante é ali [apontando para o boi]. Não sei como entrou, mas olha ali onde está um boi. No altar da igreja, vivinho", diz o rapaz.
Segundo informações do Bom dia Rio Grande, da RBS TV, o animal já foi resgatado e está bem. Taquari, município onde foi gravado o vídeo, decretou estado de calamidade no último sábado, 4.
Último boletim
O número de pessoas mortas durante os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde o final de abriu voltou a subir nesta quinta-feira, 9. Segundo a última atualização da Defesa Civil Estadual, são 107 óbitos confirmados. Até a quarta-feira, 8, eram 100.
Já 136 pessoas continuam desaparecidas, seis a mais que as 130 registradas da última quarta. Dos 497 municípios gaúchos, 425 foram afetados de alguma maneira pelas fortes chuvas.
Até o momento, há o registro de 1.476.170 pessoas afetadas pelo desastre, 26.092 a mais do que na quarta-feira. Destes, 67.542 estão em abrigos, 164.583 estão desalojados, e há 374 feridos.
Nível do Guaíba
Outra nova informação é que o nível do rio Guaíba, em Porto Alegre, baixou 8 centímetros em menos de 24 horas, segundo a medição feita às 16h15 desta quarta-feira, 8, divulgada pelo Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic) nas redes sociais.
A medição é feita pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no Cais Mauá, e é divulgada várias vezes ao dia pelas redes sociais do Ceic. Foi apontado que, na manhã de quarta-feira, 8, o Guaíba estava com 5,12 metros, e passou para 5,04 metros no fim do dia, uma diferença de 8 centímetros. Às 7h30 desta quinta-feira, 9, o nível permaneceu em 5,04.