Calor aumenta no Brasil e chuva se concentra no Sul nesta quarta-feira
Pancadas de chuva podem ocorrer em parte do Centro-Oeste, do Norte, no litoral do Nordeste e em parte de SP, mas em geral, de forma isolada.
A primavera começa astronomicamente às 3h50 do dia 23 de setembro, hora de Brasília. O ar quente úmido predomina sobre o Sul do Brasil, em Mato Grosso do Sul, na parte oeste e sul de Mato Grosso em quase toda a Região Norte. Nessas áreas, as nuvens carregadas conseguem se formar provocando pancadas de chuva.
A presença de áreas de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e sobre o norte da Argentina, além da corrente de ar quente que vai do Norte para o Sul do Brasil, estimulam a formação de mais áreas de instabilidade sobre a Região Sul do Brasil. Um pouco desta nebulosidade avança em direção a São Paulo.
Uma frente fria se afasta do Sul do Brasil indo para alto mar no decorrer desta quarta-feira, 20.
O ar seco e quente predomina sobre o interior do Nordeste, no Tocantins, Goiás, no Distrito Federal e em grande parte do Sudeste dificultando o crescimento de grandes nuvens e a ocorrência de chuva.
Previsão do tempo para o Brasil para 20/09/2023 -quarta-feira
Região Sul
Na frente fria se afasta da Região Sul, mas novas áreas de instabilidade se espalham sobre a região ao longo do dia em função das áreas de baixa pressão atmosférica que predominam sobre o Paraguai no norte da Argentina e da corrente de ar quente que continua entrando sobre o Sul do Brasil.
Na região da Campanha Gaúcha e do litoral sul do Rio Grande do Sul, o tempo fica bastante instável com predomínio de céu nublado e chuva. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, podem ocorrer pancadas de chuva com raios a qualquer hora do dia, mas intercaladas com algumas aparições do sol. O litoral de Santa Catarina e do Paraná passam o dia com sol e algumas pancadas de chuva.
Na grande Curitiba e pelo interior do Paraná, o sol aparece na maior parte do dia e voltam a ocorrer pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.
Região Sudeste
O ar quente seco vai ganhando força sobre o Sudeste do Brasil, dificultando a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva.
Nesta quinta-feira, algumas pancadas de chuva ainda ocorrem à tarde ou à noite no centro-oeste no sul do estado de São Paulo. Há possibilidade de pancadas de chuva também no litoral e no norte capixaba
A temperatura Continua em elevação na região sudeste, especialmente em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Região Centro-Oeste
O ar permanece quente em toda a região Centro-Oeste. As temperaturas continuam bastante elevadas.
O ar seco predomina sobre Goiás, no Distrito Federal e no centro, leste e norte de Mato Grosso. Nessas áreas faz muito calor, o sol aparece o dia todo e não há condições para chuva.
No extremo sul de Goiás, em Mato Grosso do Sul, no sul, oeste e noroeste de Mato Grosso, o sol também aparece na maior parte do dia, mas há condições para pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Estas pancadas de chuva serão passageiras, em pequenas áreas.
Região Nordeste
O ar seco predomina sobre o interior do Nordeste e grande parte da Região tem um dia com sol forte, muito calor e sem condições para chuva.
Algumas nuvens carregadas crescem no Litoral, na Zona da Mata e no Agreste desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia. Pode chover até em áreas do Sertão de Sergipe e de Alagoas.
No norte e litoral do Maranhão e do Piauí e no centro-norte do Ceará, o sol aparece o dia todo, mas há condições para algumas pancadas de chuva, de forma passageira.
Região Norte
O ar úmido e quente se espalha mais sobre o Norte do Brasil permitindo a formação de nuvens carregadas em quase toda a Região.
O sol forte e o tempo seco ainda predominam no sudeste do Pará e no Tocantins.
Nuvens carregadas se formam sobre todos os demais estados e provocam pancadas de chuva com raios, à tarde e à noite. A maioria destas pancadas devem ser de curta duração e em pequenas áreas.
A chuva mais intensa é esperada para o sul do Amazonas, Acre e Rondônia. Algumas pancadas de chuva moderadas ocorrem no litoral do Pará,
Alertas meteorológicos para 20/09/2023 - quarta-feira
Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Curitiba, Porto Velho, Rio Branco
Atenção: o estado do Rio Grande do Sul ainda está em alerta para cheia dos rios. Fique atento às orientações da Defesa Civil.
Alerta para temporais, com risco de rajadas de vento com até 70 km/h no sul do Amazonas
Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de até 60 km/h no Rio Grande do Sul (exceto na região de Uruguaiana), no interior de Santa Catarina, na Grande Curitiba e interior do Paraná (exceto no noroeste e norte do estado) no sul de São Paulo, na divisa de Mato Grosso com Rondônia, em Rondônia, no Acre, no oeste do Amazonas.
Atenção para chuva moderada no litoral do Pará, no litoral leste do Rio Grande do Norte, no litoral de Pernambuco e da Paraíba.
Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 11% e 20% no Tocantins, no oeste da Bahia, no extremo sul do Maranhão e do Piauí.
Alerta para ressaca no litoral do Rio Grande do Sul, do Chuí a Tramandaí, com ondas de 2,5 a 3,0 metros.