Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Calor volta em todo o país e capitais podem ter recorde de temperaturas neste sábado; veja previsão

Região Centro-Oeste deve ter as temperaturas mais altas. Pelo menos 18 capitais devem ter calor acima dos 30ºC neste fim de semana

7 set 2024 - 08h51
Compartilhar
Exibir comentários
Calor pode bater recorde em capitais pelo Brasil neste fim de semana
Calor pode bater recorde em capitais pelo Brasil neste fim de semana
Foto: Reprodução/Climatempo

O clima ameno de sexta-feira, 6, no Sul e no Sudeste deve se despedir ao longo deste sábado, 7, e neste fim de semana. Uma nova onda de calor que atua sobre todo o país deve voltar com força total e se intensifica no decorrer da semana. Pelo menos 18 capitais têm previsão de calor acima dos 30ºC já neste fim de semana, e algumas podem bater novos recordes de temperatura.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as maiores temperaturas devem ficar concentradas na região Centro-Oeste. Em Cuiabá (MT), os termômetros passam dos 40ºC. E em Campo Grande (MS), são esperados 38ºC no domingo, 8.

A temperatura deve ficar 5ºC acima da média por mais de 5 dias em regiões como norte de São Paulo, centro-oeste de Minas Gerais, sul de Goiânia, parte central do Mato Grosso, leste de Rondônia, sudeste do Amazonas e sudoeste do Pará.

Inmet emitiu alerta vermelho para onda de calor na parte mais central do Brasil, e alerta amarelo para baixa umidade em boa parte do país
Inmet emitiu alerta vermelho para onda de calor na parte mais central do Brasil, e alerta amarelo para baixa umidade em boa parte do país
Foto: Reprodução/Inmet

Recordes de calor

A onda de calor começa a ficar mais intensa a partir deste sábado, 7, e segue durante toda a semana que vem. Conforme o Climatempo, pelo menos duas capitais podem bater recorde de calor já neste sábado.

Campo Grande tem recorde atual de 37,5ºC, registrado em setembro. Ele pode ser superado nas próximas horas do dia, chegando até a 39ºC.

Cuiabá também pode se superar no calor. Nos primeiros dias do mês, a capital registrou 42,2ºC, e neste sábado pode chegar a 43ºC, novo recorde para 2024.

Porto Velho, capital de Rondônia, teve uma tarde escaldante em 2024, com o recorde de 39,2°C registrado nos primeiros dias de setembro. A previsão para a segunda-feira, 9 de setembro, indica que a cidade pode alcançar 40°C, o que seria um marco significativo de calor para o ano. 

A primeira semana de setembro foi marcada por uma onda de calor em todo o Brasil. A previsão indica que o mês será de tempo muito seco na maior parte do país, com temperaturas acima da média, segundo o Inmet.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade