Carnaval coincidirá com nova onda de calor extremo no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil; entenda
O fenômeno começa nesta sexta-feira, 28, e deve se estender, pelo menos, até o dia 6 de março
Quem está pensando em curtir o carnaval na rua deve ficar atento aos cuidados para não 'queimar largada' e acabar passando mal no meio da folia. Isso porque uma nova onda de calor manterá as temperaturas elevadas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País a partir desta sexta-feira, 28, e deve se estender, pelo menos, até o dia 6 de março.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo o Climatempo, o calorão chega através de uma nova massa de ar quente que se instalará em algumas regiões do Brasil no último dia de fevereiro.
O fenômeno é resultado da atuação de um sistema de alta pressão em níveis médios da atmosfera. Essa movimentação deve aumentar a circulação do ar de cima para baixo, diminuindo a formação de nuvens e favorecendo o aumento das temperaturas de maneira expressiva.
Ou seja, nada de chuva ou clima fresco para boa parte dos foliões das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Algumas áreas chegarão a registrar temperaturas entre 5°C e 7°C acima da média climatológica de março, de acordo com o Climatempo.
Esse calorão inclui os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, além de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Os "agraciados" com um dia de trégua serão os gaúchos, que viverão um dia mais 'fresquinho' nesta quinta-feira, 27. No entanto, as temperaturas já voltarão a subir na sexta.
O Climatempo ainda alerta aos brasileiros para os cuidados durante a nova onda de calor. É importante manter atenção redobrada à hidratação e à exposição prolongada ao sol, especialmente durante o carnaval.
O uso de roupas leves e a aplicação recorrente de protetor solar também são boas dicas para evitar mal-estar durante a folia. Já idosos e crianças devem receber cuidados ainda mais rigorosos, para evitar desidratação e insolação.