Cerca de 70 pinguins reabilitados são soltos no mar de Florianópolis; veja vídeo
Animais migram da Patagônia, na Argentina, para o litoral brasileiro
A ONG R3 Animal devolveu ao mar 74 pinguins-de-Magalhães entre os meses de maio e outubro deste ano, após terem sido resgatados e reabilitados pela organização.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
As datas correspondem ao período de migração destes animais, que saem da Patagônia, na Argentina, em direção ao litoral brasileiro todos anos. Segundo a organização, eles deixam as colônias reprodutivas na Argentina para buscar alimento em águas mais quentes.
Por isso, eles acabam chegando ao litoral brasileiro, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. No entanto, enquanto eles realizam essa passagem, é comum que alguns animais fiquem encalhados na areia ou se machuquem.
Instituições ligadas ao Projeto de Monitoramento de Praia da Bacia de Santos (PMP-BS) resgatam os pinguins e os encaminham para a associação, onde são reabilitados para, posteriormente, serem soltos.
De acordo com a R3 Animal, 2.685 pinguins-de-Magalhães foram registrados durante a temporada de migração de 2024. Imagens divulgadas pela ONG mostram a soltura mais recente na última quarta-feira, 23, na Praia do Moçambique, em Florianópolis.
“Após o resgate na praia, os animais vivos são encaminhados para o Centro de Reabilitação da R3 Animal, onde recebem tratamento veterinário até estarem aptos para soltura. O processo de reabilitação inclui ganho de peso, hidratação, equilíbrio da temperatura corporal e treino da piscina para melhorar o condicionamento físico”, diz a organização. A primeira soltura no mar, este ano, foi realizada no dia 8 de agosto com um grupo de 15 pinguins em Santa Catarina.