Chile: imagens de drone mostram o antes e depois dos incêndios que atingiram o país
Chamas já mataram 123 pessoas; presidente Gabriel Boric alerta que o país enfrenta uma “tragédia de grande magnitude”
No Chile, incêndios florestais ocorreram no início de fevereiro, que matou 123 pessoas e destruiu 1.100 casas, 143 focos de incêndio foram contabilizados.
Imagens de satélite registradas nesta segunda-feira, 5, mostraram o Chile antes e depois de incêndios florestais que arrasaram regiões do país no início de fevereiro.
No último sábado, 3, o governo chileno contabilizou 143 focos de incêndio em todo o país, que cobriam uma área de 21 mil hectares, e pelo menos 1.100 casas destruídas. Ao todo, 123 pessoas morreram e centenas ainda estão desaparecidas.
Nas imagens de drone registradas pela Reuters, é possível ver Viña del Mar e bairros inteiros da área queimada. Confira as imagens registradas pela Maxar Technologies:
New #satelliteimagery collected today reveals the widespread damage caused by wildfires in and near Valparaiso and Vina del Mar, Chile. See the latest imagery in this article from @CBSNews: https://t.co/yLOzTwtlMm pic.twitter.com/tICg2EFUwq
— Maxar Technologies (@Maxar) February 6, 2024
O presidente do Chile, Gabriel Boric, anunciou dois dias de luto nacional a partir de segunda-feira, e disse que os cidadãos Chilenos deveriam se preparar para más notícias. “É o Chile como um todo que sofre e lamenta os nossos mortos”, disse em discurso televisionado à nação. “Estamos enfrentando uma tragédia de grande magnitude”.
Segundo informações da CNN, os focos de incêndio se intensificaram a partir de sexta-feira, 2, e agora ameaçam os limites de Viña del Mar e Valparaíso, duas cidades costeiras populares entre os turistas. A expansão urbana dessas cidades é responsável por mais de um milhão de residentes a oeste da capital Santiago.